Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
Medicina Laboratorial

Institucional
História da SBPC/ML(4ª parte - 1968 até 2004)

Em 1982, a Revista Brasileira de Patologia Clínica tornou-se o órgão oficial da Associação Latino-americana de Patologia Clínica (Alapac), o que possibilitou maior divulgação para os artigos publicados.


Primeira logomarca da SBPC/ML


Logomarca do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC)


A logomarca atual incorpora a expressão "Medicina Laboratorial"

Três anos depois, a diretoria decidiu criar os Conselhos Científicos para editar um Manual de Procedimentos Especializados para ser usado em bancadas dos laboratórios. Foram formados os Conselhos Científicos de Microbiologia, Enzimologia, Técnicas Imunohistoquímicas, Liquorologia, Hormônios, Hematologia, Parasitologia e Imunologia.

Em 1992, para atender solicitação do Conselho de Especialidades da Associação Médica Brasileira, a SBPC definiu patologia clínica como a “especialidade médica que executa e interpreta provas propedêuticas, aplicando técnicas químicas, físicas, físico-químicas, biológicas e morfológicas, em pacientes ou, principalmente, em materiais biológicos tendo como objetivo, isolado ou múltiplo, diagnosticar ou afastar doença, estagiar a fase evolutiva da moléstia, evidenciar o prognóstico, monitorar a terapêutica e verificar a presença de fatores de risco".

Foram determinados também os ramos e subespecialidades da patologia clínica que deveriam abranger, no mínimo, os seguintes ramos de atividades: citologia; hematologia; química; genética; imunosorologia; endocrinologia; monitoração de fármacos; marcadores tumorais; radioensaios; informática (em sistemas diagnósticos e administrativos); líquido cefalorraquidiano; microbiologia; parasitologia; bacteriologia; virologia (infectologia); aspectos de patologia forense - sondas de DNA, enzimas, proteínas; aspectos de medicina por imagem - sondas e cateterismo (para ter acesso a materiais biológicos).

No biênio 1995/1997, a SBPC mudou-se para a sede atual, um conjunto de salas comerciais no bairro do Catete, Zona sul carioca. Na mesma ocasião, foi criada a logomarca da Sociedade e entrou em operação o site na Internet.

Em 1998, a SBPC mais uma vez mostrou preocupação com a qualidade ao criar o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), que se tornou uma referência no setor.

A partir de maio de 2001, a Sociedade passou a adotar oficialmente em seu nome a expressão "Medicina Laboratorial" — a sigla passou a ser SBPC/ML —, que representa de forma mais adequada a especialidade, que está no centro de grandes modificações científicas, de novos conceitos e tecnologias.

Itens relacionados:

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial

Rua Dois de Dezembro, 78 sala 909 - Catete - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22220-040

Telefones: (21) 3077-1400 e 0800 0231575 - Fax: (21) 2205-3386

.