Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
Medicina Laboratorial

Institucional
História da SBPC/ML(5ª parte - De 2004 até hoje)

Em 2004, em comemoração aos 60 anos de fundação da SBPC/ML foi produzido um vídeo que conta a história da Sociedade.

A partir de 2005, o Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial passou a ter um site exclusivo (www.cbpcml.org.br), onde são divulgadas a programação científica, cursos e outras informações sobre o evento e a cidade-sede.

Os sites do congresso e o institucional da SBPC/ML (www.sbpc.org.br) têm sido aperfeiçoados ao longo dos anos para acompanharem as novidades tecnológicas e as tendências da Internet, sempre com o objetivo de atender cada vez mais e melhor os associados e o setor de medicina laboratorial.

Ainda em 2005 foi lançado o Programa de Indicadores Laboratoriais, parceria entre a SBPC/ML e a empresa ControlLab para estimular a melhoria contínua nos processos laboratoriais. O programa tem o objetivo de contribuir para o aumento da produtividade, da lucratividade do setor e melhorar resultados operacionais.

No ano seguinte, a SBPC/ML inovou mais uma vez no setor ao lançar os cursos a distância, com transmissão ao vivo pela Internet. Em cada curso, palestrantes de renome apresentam temas atuais e de interesse. Os cursos permitem que o público faça perguntas por e-mail, que são respondidas pelos palestrantes.

Também em 2006 foi lançado o Portal de Ensino a Distância, site no qual o público pode assistir a cursos e palestras gravadas em video, cursos multimídia interativos, além de consultar documentos técnicos e obter outras informações.

O ano de 2009 foi marcado por três grandes eventos. O primeiro foi a comemoração dos 65 anos de fundação da SBPC/ML. A diretoria ofereceu um coquetel aos associados e convidados. O evento foi realizado simultaneamente em São Paulo, na sede da Associação Paulista de Medicina, e no Rio de Janeiro, na sede da SBPC/ML.

Valendo-se dos recursos oferecidos pela Internet, o discurso do presidente foi transmitido ao vivo (com some e imagem) de São Paulo para o Rio. Naquele ano também foi produzido outro vídeo comemorativo, um pouco mais extenso do que o dos 60 anos.

Também em 2009 foi a entrada em operação da Biblioteca Digital SBPC/ML, que substituiu o Portal de Ensino a Distância. A Biblioteca possui um grande acervo de cursos gravados, documentos, slides de apresentações e vídeos de palestras realizadas em congressos da SBPC/ML, jornadas e eventos científicos, além de documentos e publicações que interessam a profissionais de laboratórios clínicos e estudantes. O acesso à Biblioteca é gratuito para os associados.

No final daquele ano, a SBPC/ML obteve a certificação ISO 9001:2008, por seu sistema de gestão da qualidade. O selo é a recompensa ao trabalho que começou a ser desenvolvido em gestões anteriores e envolveu por dois anos a participação de diretores, colaboradores e prestadores de serviço da SBPC/ML.

Em 2010, os cursos a distância passaram a ser transmitidos diretamente da sede da SBPC/ML, no Rio de Janeiro, com tecnologia e recursos desenvolvidos pela equipe de colaboradores internos. No mesmo ano, foi lançado Lab Tests Online BR - LTO BR (www.labtestsonline.org.br), sob licença da American Association for Clinical Chemistry (AACC), dos EUA. O portal, mantido e atualizado por médicos patologistas clínicos, tem o objetivo de ajudar a esclarecer dúvidas de profissionais de saúde e leigos sobre exames laboratoriais e doenças e estados clínicos relacionados. LTO BR integra uma rede de sites em operação em diversos países

Publicações
Em 2005, a SBPC/M reuniu um grupo de especialistas da área laboratorial para participar de um ousado projeto de revisão da literatura sobre coleta de sangue, que contou com apoio da indústria de diagnóstico in vitro. Esse trabalho resultou no lançamento, ainda naquele ano, da 1ª edição de Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial para coleta de sangue venoso, que se tornou um sucesso editorial no setor.

Quatro anos depois, foi publicada uma nova edição, revista e atualizada. A partir desta, a cada Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial a SBPC/ML lança publicações sobre temas técnicos de interesse para profissionais de laboratórios e estudantes da área da saúde. Além dos livros impressos, também são lançados, desde 2011, em versão eletrônica, o Posicionamento sobre Tecnologia da Informação em Medicina Laboratorial. Estas publicações procuram atender a demanda cada vez maior pelo conhecimento nessa área devido à importância da informática no laboratório clínico. Todas as publicações impressas e eletrônicas estão disponíveis gratuitamente em arquivo “pdf” no site da SBPC/ML.

Em 2013, Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial - JBPML passou por uma grande reformulação gráfica e editorial, com todo o conteúdo publicado em inglês, com o objetivo de aumentar sua visibilidade internacional e as possibilidades de ser referenciada por autores estrangeiros. Dois anos depois, nova transformação: a revista passou a ser uma publicação totalmente eletrônica, disponível em um site próprio (www.jbpml.org.br), com acesso livre e gratuito.



Itens relacionados:

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial

Rua Dois de Dezembro, 78 sala 909 - Catete - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22220-040

Telefones: (21) 3077-1400 e 0800 0231575 - Fax: (21) 2205-3386

.