Sugestões de representantes da Sociedade servem de base para decisão da ANS

A inclusão extraordinária de testes para diagnóstico laboratorial do zika vírus no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi aprovada pela Diretoria Colegiada da Agência após reunião de um grupo técnico criado especialmente para esse fim, do qual participaram representantes da SBPC/ML, que tiveram papel fundamental nas discussões e na definição da proposta final aprovada.

“A inclusão no Rol fora do período em que isso geralmente acontece mostra a importância da participação da SBPC/ML no setor, reforçada pela publicação recente de nosso posicionamento sobre o diagnóstico laboratorial para o zika vírus“, conta o vice-presidente da SBPC/ML, Vitor Pariz.

Pariz destaca a participação do patologista clínico Celso Granato, que também falou em nome da Sociedade no grupo de trabalho.

“Ele é um especialista no assunto. Basicamente, foi a partir das sugestões dele que foi aceita a proposta de inclusão dos testes”, acrescenta o vice-presidente da SBPC/ML.

Os detalhes da inclusão dos testes de zika no Rol estão na RN 407 e em seu Anexos I e II, publicados em 3 de junho.

Testes aprovados e suas recomendações:

– PCR: recomendado para gestantes sintomáticas (somente até cinco dias após o surgimento dos primeiros sinais da doença).

– IgM: recomendado para gestantes com ou sem sintomas da doença nas primeiras semanas de gestação (pré-natal) com repetição desse procedimento ao final do 2º trimestre da gravidez; e para bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus Zika, bem como aos recém-nascidos com malformação congênita sugestivas de infecção pelo vírus.

– IgG: recomendado somente para infeção pelo vírus Zika para gestantes ou recém-nascidos que realizaram pesquisa de anticorpos IgM cujo resultado foi positivo.

O grupo técnico foi coordenado pela Gerência–Geral de Regulação Assistencial da Diretoria de Normas e Habilitação de Produtos (Dipro) da ANS e contou com a participação de representantes da SBPC/ML, Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (Anab), Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar), Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Autogestão em Saúde (Unidas), Confederação Naciional de Saúde (CNS), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Federação das sociedades de ginecologia (Febrasgo), Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), Unimed Brasil e União Geral dos Trabalhadores (UGT).