Tema da conferência magna do dia 29, apresentada por Maurizio Ferrari

A conferência magna do dia 29, no 50° Congresso da SBPC/ML, abordou o futuro da medicina laboratorial, presidida pela ex-presidente da SBPC/ML Paula Távora.

O palestrante, o médico italiano Maurizio Ferrari, diretor da L’ Universitá Vitá- Salute San Raffaele e presidente da International Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine (IFCC), apresentou as novas perspectivas para a área e a visão da instituição sobre o assunto.

Ferrari iniciou afirmando que a IFCC acredita no avanço da medicina laboratorial para melhorar a saúde no mundo. Segundo ele, para isso é necessário a inovação no laboratório, focando na medicina e serviços de qualidade, que devem ser alcançados através de muita responsabilidade.

Essa inovação, de acordo com o médico, deve passar por organização, processo, negócios, estratégias, marketing, biomarcadores e tecnologia, procurando sempre agregar valor à medicina laboratorial e alcançar a eficácia clínica.

Ferrari apresentou, também, algumas previsões para 2016 listadas em 2006. Dentre elas estavam: Telemedicina, microscopia com controle remoto, microscopia com ressonância magnética nuclear, chips para identificação de amostras, ensaios diagnósticos de alta densidade, entre outros. O diretor explicou que algumas dessas previsões já fazem parte da realidade da área como a telemedicina.

Sobre o que ainda está por vir, o presidente da IFCC destacou que o futuro está no desenvolvimento da computação e tecnologia da informação com a arquitetura computacional baseada na distribuição dos dados, algo que já foi iniciado com o Big Data. Além disso, inteligência artificial e reconhecimento de voz para solicitação de testes e visualização dos resultados também foram citados.

A cobertura completa do 50° Congresso de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, com fotos e vídeos, pode ser conferida nas páginas do facebook da SBPC/ML (facebook.com/SBPCML) e do 50º CBPC/ML (facebook.com/congressoSBPCML), no Twitter (twitter.com/sbpcml), no Youtube (youtube.com/sbpcml) e Flickr (flickr.com/sbpcml).