Associados SBPC/ML podem se candidatar a participar

A IFCC (International Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine) abriu vagas para que as Sociedades científicas membros e afiliadas indicarem candidatos para vagas em duas forças-tarefa (task-forces) e em três comitês daquela instituição. Associados SBPC/ML interessados em participar podem se candidatar (detalhes abaixo).

Forças-tarefa com vagas

Task-Force Ethics (TF-Ethics)

Objetivos da força-tarefa

– Aumentar a conscientização entre profissionais de Medicina Laboratorial sobre problemas éticos.

– Incentivar a prática de Medicina Laboratorial a alcançar os elevados padrões éticos.

– Fornecer voz para políticas de ética em Medicina Laboratorial.

– Relacionar Medicina Laboratorial à ética e ao interesse público.

Associados SBPC/ML que têm interesse em participar dessa força-tarefa têm até 10 de fevereiro para encaminhar à SBPC/ML (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a/c Lucia Gomes), um texto em inglês com cerca de 500 palavras, no qual deve justificar porque se considera qualificado para participar da TF-Ethics, e descrever sua experiência profissional com ética em Medicina Laboratorial.

Task-Force Pharmacogenetics (TF-PG)

Objetivos da força-tarefa

– Obter informações sobre a potencial utilidade clínica de testes específicos de farmacogenética.

– Obter informações sobre a percepção atual de variantes genéticas a serem testadas.

– Obter informações sobre recomendações clínicas com base na farmacogenética dos resultados das disciplinas clínicas envolvidas.

– Discutir e avaliar as informações obtidas.

– Preparar documentos de orientação, com participação das disciplinas clínicas envolvidas, por combinação de fármaco/gene para testes de farmacogenética (quem testar, como testar, como interpretar e como relatatar).

– Identificar especialistas em laboratório de farmacogenética, em colaboração com o Comitê para Diagnóstico Molecular.

Associados SBPC/ML que têm interesse em participar dessa força-tarefa têm até 10 de fevereiro para encaminhar à SBPC/ML (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a/c Lucia Gomes), um texto em inglês com cerca de 500 palavras, no qual deve justificar porque se considera qualificado para participar da TF-PG, com descrição de sua experiência profissional em farmacogenética e Medicina Laboratorial.

Committee on Reference Intervals and Decision Limits – C-RIDL

Objetivos do comitê

– Rever os conceitos atuais relativos ao estabelecimento de intervalos de referência e limites de decisão e preparar posicionamentos relacionados às exigências de diretrizes internacionais, como a European IVD Directive 98-79 e às normas relevantes.

– Determinar uma lista de prioridades de analitos para os quais os intervalos de referência devem ser estudados, considerando fatores como idade, gênero, etnia e para os quais se antecipam as principais melhorias na tomada de decisões médicas.

– Monitorar e avaliar os intervalos de referência propostos atualmente para determinados analitos, à luz do conceito de rastreabilidade e da quantificação da incerteza.

– Estabelecer protocolos de transferibilidade para intervalos de referência e limites de decisão que levem em consideração as variações do método interlaboratorial e que tenham potencial para alcançar uma melhor aplicabilidade na prática clínica.

– Colaborar com outras organizações que trabalham na mesma área.

– Trabalhar em estreita colaboração com os outros comitês e grupos de trabalho da Divisão Científica da IFCC (SD) e outras Divisões para o desenvolvimento e utilização clínica apropriada dos intervalos de referência e limites de decisão.

Associados SBPC/ML que têm interesse em participar desse comitê devem preencher o Application Form call for nomination IFCC SD C-RIDL e enviá-lo até 10 de fevereiro para a SBPC/ML (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a/c Lucia Gomes).

Os interessados devem possuir conhecimentos em epidemiologia, bioestatística de estudos populacionais e, principalmente, ser capaz de fornecer contribuições práticas na participação ativa em estudos multicêntricos de intervalos de referência.

Committee on Nomenclature, Properties and Units – (C-NPU)

Objetivos do comitê

– Aconselhamento permanente sobre a gestão, atualização e publicação da terminologia NPU (Nomenclature, Properties e Units).

– Fazer recomendações sobre NPU para o relato de dados laboratoriais clínicos que estejam em conformidade ou adaptem os padrões atuais de organizações autorizadas e que melhorem sua utilização para cuidados de saúde.

– Manter contato com outras organizações relacionadas à NPU, como Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), Comitê Europeu de Normalização (CEN) e Organização Internacional de Normalização (ISO), e, por extensão, com as sociedades científicas de laboratórios clínicos, como a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) e a indústria de diagnóstico in vitro, para assegurar que os problemas encontrados pelos profissionais de saúde na área de NPU sejam considerados por essas organizações.

– Atuar como um grupo de consultores sobre NPU em química clínica e, por extensão, para outras áreas de conhecimento de laboratório clínico para painéis científicos internacionais, organizações regionais e nacionais de laboratório clínico, editores de revistas científicas, fabricantes de produtos para laboratórios clínicos, profissionais de laboratório clínico e de saúde.

– Informar e aconselhar o Presidente da Divisão Científica (SD) e o Comitê Executivo da SD sobre assuntos referentes a NPU em todos os seus aspectos (todos os itens acima).

Associados SBPC/ML que têm interesse em participar desse comitê devem preencher o Application Form call for nomination IFCC SD C-NPU e enviá-lo até 10 de fevereiro para a SBPC/ML (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a/c Lucia Gomes).

Committee on Traceability in Laboratory Medicine – (C-TLM)

Objetivos do comitê

– Apoiar as atividades de rastreabilidade em Medicina Laboratorial, permitindo que a IFCC desempenhe seu papel internacional nesta área e estabeleça uma ligação operacional entre a Divisão Científica e os Grupos de Trabalho do Joint Committee on Traceability in Laboratory Medicine (JCTLM) — do qual a IFCC é membro fundador e desempenha papel-chave junto a outras organizações, como BIPM e ILAC Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) sobre a identificação de procedimentos de medição de referência, materiais de referência e laboratórios de referência.

– Apoiar os laboratórios de referência no contexto de sistemas de referência completos (procedimentos de medição, materiais e laboratórios de referência) através do estabelecimento de Sistemas Externos de Avaliação da Qualidade (EQAS) para monitorar as competências dos laboratórios de referência.

– Promover a implantação e manutenção da redes de laboratórios de referência da IFCC para analitos clinicamente relevantes (por exemplo, a rede IFCC HbA1c).

Associados SBPC/ML que têm interesse em participar desse comitê devem preencher o Application Form call for nomination IFCC SD C-TLM e enviá-lo até 10 de fevereiro para a SBPC/ML (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a/c Lucia Gomes).