Identidade visual transmite modernidade, avanço e fluidez
Desde a sua fundação, a SBPC/ML caracteriza-se por acompanhar a evolução da Patologia Clínica/Medicina Laboratorial ao longo dos anos, em todos os seus aspectos — metodologias, processos, tecnologias utilizadas e formação de especialistas — e ampliar sua participação no setor de Saúde, onde conquistou uma posição de referência.
A criação de uma nova logomarca para a SBPC/ML, que vem sendo debatida há várias gestões, foi incluída no Plano de Trabalho da diretoria do biênio 2016/2017 com o objetivo de mostrar que, além de evoluir junto com a especialidade, a atuação da SBPC/ML não se restringe ao ambiente do laboratório propriamente dito. É muito mais ampla.
“No contato com associados e profissionais de nossa área, ouvíamos a sugestão de mudanças na logomarca que refletissem a evolução da especialidade e da Sociedade, sua abrangência e a modernidade presente em nosso dia a dia”, explica o presidente da SBPC/ML, Alex Galoro. Ele diz que a logomarca precisa estar em sintonia com a realidade da instituição e com o mercado e, por isso, deve ser revisada e revitalizada quando for necessário.
Segundo o diretor de Comunicação e Marketing da SBPC/ML, Gustavo Campana, a medicina laboratorial tem evoluído muito nas últimas décadas, tanto em sua contribuição na assistência à saúde quanto nas tecnologias empregadas para a realização dos exames, e essas mudanças ocorrem cada vez mais rápido.
“A logomarca anterior tem a presença muito forte de uma imagem que representa uma centrífuga, um equipamento analítico, que era relacionado à atuação do patologista clínico na ocasião em que ela foi criada”, diz Campana. Para ele, o patologista clínico hoje atua muito mais no relacionamento com os outros médicos e na geração de informação para toda a cadeia da Saúde.
“Nossa especialidade é muito dinâmica e a SBPC/ML, como instituição representativa do setor e de seus profissionais, acompanha esse processo. Temos focado em um modelo de gestão atual e ágil”, explica. Campana destaca que a criação de uma nova logomarca incorpora esse dinamismo à comunicação corporativa da SBPC/ML para que ela esteja alinhada com a estratégia total da instituição.
Abrangência e fluidez
A nova logomarca transmite o dinamismo e a integração que caracterizam hoje em dia a Patologia Clínica/Medicina Laboratorial.
No conceito desta nova identidade visual, as duas linhas curvas representam a fluidez dos líquidos corporais — com gotas em suas extremidades — e a sensação de movimento, que significa o constante evoluir de uma instituição que se dedica à Saúde, à Ciência e à transmissão do Conhecimento.
Esta evolução é igualmente visível na sigla “SBPC/ML” — ela identifica a Sociedade — apresentada com uma sutil inclinação que simboliza “seguir em frente”, na busca permanente pela melhoria da qualidade no atendimento e na prestação de serviços.
“A linha superior também procura transmitir o conceito de um teto, de abrangência, enquanto a linha de baixo representa a sustentação”, explica Galoro.
“Sabemos que as informações geradas pelos exames laboratoriais apoiam 70% das decisões clínicas e integram o diagnóstico à terapêutica. As linhas da nova logomarca representam, também, essa integração”, acrescenta Campana.
Desafio
Do ponto de vista da comunicação, mudar a logomarca é um desafio para qualquer organização porque deve transmitir seus objetivos através de uma imagem.
Para Gustavo Campana, instituições de representação profissional ou setorial, como sociedades e associações costumam ser bastante tradicionais. Mas ele destaca que muitas dessas mesmas instituições vêm adotando, com sucesso, modelos mais atuais de gestão que têm produzido bons resultados para a própria organização e para seus associados.
“Sob esse aspecto, temos debatido internamente na SBPC/ML como atuar com dinamismo e agilidade nas decisões. Um bom exemplo é a revisão do Estatuto feita na gestão anterior. A mudança da logomarca representa todo esse novo modelo de gestão da SBPC/ML. Ela traz em sua forma a agilidade e a visão de futuro que buscamos”, diz Campana.
“Instituições e empresas de diferentes setores frequentemente se deparam com a necessidade de mudar e atualizar sua logomarca. Não poderia ser diferente na área da Saúde e nas Sociedades Médicas. Para a SBPC/ML havia chegado o momento de atualizar a logomarca, mostrando os princípios que norteiam a nossa especialidade”, conclui Galoro.
Escolha da nova logomarca
A criação de uma nova logomarca para a SBPC/ML é um dos itens do Programa de Trabalho da Diretoria do biênio 2016/2017. No primeiro semestre do ano passado foram solicitadas propostas a várias agências de criação e escolhida a DC Press, do Rio de Janeiro.
O trabalho começou com reuniões presenciais e pela internet com a participação do presidente da SBPC/ML, do diretor de Comunicação e Marketing e de membros da equipe da Sociedade e com o designer da DC Press, Celso Pupo, para que ele compreendesse o conceito que se pretendia transmitir com a nova logomarca.
Após o primeiro encontro, Pupo apresentou diferentes opções e cinco foram selecionadas. Estas foram submetidas à votação pelos membros da Diretoria Plena da SBPC/ML (Executiva, Presidências Regionais, Conselho Fiscal e Conselho de Ex-presidentes).
Escolhida por maioria de votos, a nova logomarca foi apresentada na Assembleia Geral Ordinária da SBPC/ML, realizada no 50º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, em setembro de 2016, no Rio de Janeiro.
A divulgação da nova identidade visual inclui campanhas nos veículos de comunicação impressos e eletrônicos da SBPC/ML e em nossos eventos e atividades.
Logomarcas anteriores
A primeira logomarca da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica — na época ainda não fora incorporada a expressão “Medicina Laboratorial” — surgiu em 1965, na gestão de Milton Magarão (1965-1966), a partir de uma brincadeira entre diretores. Era uma referência às cobaias de laboratório e mostrava um ratinho assustado diante de uma seringa.
A brincadeira agradou tanto que o desenho foi usado no cartaz da Jornada de Patologia Clínica do IV Centenário do Estado da Guanabara — atual cidade do Rio de Janeiro —, em dezembro daquele ano. Posteriormente, esse evento passou a ser considerado como o 3º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica.
O pequeno roedor permaneceu ilustrando cartazes e publicações da Sociedade até ser substituído em 1979. A primeira edição daquele ano da “Revista Brasileira de Patologia Clínica” apresentava, como logomarca, uma centrífuga estilizada. A partir de então o desenho da centrífuga foi aperfeiçoada, seus traços suavizados e mais bem definidos.
Na década de 1990 surgiu a necessidade de incorporar a expressão “Medicina Laboratorial”, que representa de forma mais adequada a especialidade médica. Seu uso começou oficialmente na gestão de Carlos Senne (1995-1997). Para destacá-la foi incluída a dupla hélice do DNA, apresentada junto com a centrífuga. As duas imagens conviveram até 1999.
No início da década seguinte, com o objetivo de estabelecer uma comunicação mais eficaz, a logomarca voltou a apresentar somente a centrífuga. Em 2009, após a SBPC/ML receber a certificação ISO 9001, esta informação foi incluída.
A nova logomarca, que passa a ser usada a partir de 2017, procura transmitir a evolução da Sociedade e da Patologia Clínica/Medicina Laboratorial no século 21.