Estudantes de 355 escolas médicas conheceram de perto a atuação da entidade

Durante os dias 3 e 6 de novembro, em Foz do Iguaçu, aconteceu o 60° COBEM – Congresso Brasileiro de Educação Médica, organizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). Trata-se do principal evento na área de educação médica, que reuniu estudantes, professores e coordenadores de mais de 350 escolas de medicina do Brasil.

Com o objetivo de levar as tendências e inovações no processo de ensino-aprendizagem em Medicina Laboratorial, participaram, pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), três professores que são médicos patologistas clínicos: o diretor de ensino da entidade, Dr. Leonardo de Souza Vasconcellos; Dra. Debora Marian Tavares de Andrade, médica patologista clínica e professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e o Dr. Eduardo Emery, médico patologista clínico e membro do conselho fiscal da SBPC/ML.

Em oficina com os alunos, professores e gestores de escolas médicas brasileiras, discutiram a importância dos fundamentos básicos em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial no processo de ensino-aprendizagem na graduação médica, proferidas em três tópicos:

  • O papel da SBPC/ML e a importância da Patologia Clínica/Medicina Laboratorial na formação médica (Dr. Leonardo de Souza Vasconcellos); 
  • Raciocínio Clínico e Medicina Baseada em Evidências: dois fundamentos básicos no momento da solicitação de exames laboratoriais (Dr. Eduardo Emery); 
  • Como a Patologia Clínica/Medicina Laboratorial vem sendo abordada nas escolas médicas: um exemplo prático (Dra. Debora Marian Tavares de Andrade).

Ao final da oficina, com a presença de 60 inscritos, o diretor de Ensino da SBPC/ML, Dr. Leonardo, apresentou o projeto educacional da SBPC/ML intitulado "EducaMEDLab".  Trata-se de curso gratuito, online (EAD), em parceria com a ABEM, que será oferecido a todos os estudantes de medicina do Brasil, a partir de 2023. O curso compreenderá 80 temas importantes da Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de interesse aos alunos da graduação, visando formação médica adequada. 

No evento, a SBPC/ML também marcou presença com um estande, repetindo o sucesso de 2019 (último congresso presencial). Segundo o Dr. Leonardo Vascocellos, “foi estratégico ter um espaço na feira de exposição. Isso permitiu que a sociedade interagisse com os congressistas interessados na Medicina Laboratorial. A procura de alunos e professores foi muito grande. Além do sorteio de brindes, pudemos divulgar o site e os produtos da SBPC/ML, como o podcast Papo de Laboratório, o LAB TESTS ONLINE BR e dar maior visibilidade à Patologia Clínica como especialidade médica”.