Ádria Gadelha Ferreira dos Santos, aluna do 5 º período do Centro Universitário Christus, de Fortaleza, no Ceará, foi selecionada em primeiro lugar no Concurso de Aulas para Acadêmicos de Medicina, nesse ano de 2024.
Ela vai apresentar uma aula sobre o tema “Magnésio, o Íon Esquecido: Essencialidade e Análise Laboratorial na Prática Médica durante o 56º Congresso”. Ádria recebe inscrição para o 56º CBPC/ML, passagem para Salvador e hospedagem durante o Congresso.
Trabalhos de alto nível
De acordo com o diretor de Ensino da SBPC/ML, Leonardo Vasconcellos, todas as aulas finalistas estavam muito boas, mas foi consenso que o tema e a abordagem da Ádria, sobre a dosagem do magnésio, se destacou. “Ela falou tudo muito bem, com didática. E explorou o lado do pré-analítico, do preparo, dos interferentes, do analítico, como é feita a dosagem do magnésio, e o pós-analítico, como interpreta-se o resultado e quais doenças estariam relacionadas. Nós achamos o tema excelente. E a gente espera que os nossos congressistas também gostem da aula que a aluna fará no Congresso e saiam mais bem informados sobre essa dosagem laboratorial do íon magnésio. Não é um estímulo para usá-lo, mas sim uma reflexão da importância dele e de quando deve ser solicitado de forma racional, adequada e não de forma banalizada. Então é um exemplo de íons ou oligoelementos que muitas vezes podem ser dosados e tem implicações clínicas importantes”, explicou.
O médico reforça ainda que um dos objetivos principais desse concurso de aulas é propiciar ao aluno de medicina a vivência como palestrante de um congresso importante. Então a vencedora vai ter todas as regalias do congresso, como hotel, passagem, certificado e todas as honrarias que um palestrante nosso tem, embora ainda seja aluna. “O concurso é voltado a estudantes de medicina matriculados a partir do 5° período e a iniciativa tem também o objetivo de aproximar a especialidade entre alunos da graduação. A gente teve inscritos de vários estados diferentes, de todas as regiões do país. Esse concurso vem crescendo em número de participantes. Os alunos divulgam nosso concurso e nós deixamos nosso agradecimento pelo apoio e envolvimento deles, pois para a SBPC/ML tem sido muito importante, e parabenizamos pelo esforço na produção das aulas. Foram realmente excelentes”, finalizou.
Veja abaixo os trabalhos finalistas:
Medicina Laboratorial no século XXI: a importância da multidisciplinaridade para os diagnósticos clínico e laboratorial
Mariana Vieira Teles
Hemostasia, antiplaquetários e anticoagulantes
Lucas Crepaldi Carvalho Nery
Magnésio, o Íon Esquecido: Essencialidade e Análise Laboratorial na Prática Médica
Ádria Gadelha Ferreira dos Santos
Metabolismo Ósseo: Integrando Química Clínica e Genética Médica
Camila Fernandes Caldato
Anabolizantes na clínica: o que esperar do laboratório desses pacientes
Ana Ruth Saraiva Alvarenga
Pesquisa de anticorpos anticélulas (FAN): O panorama atual do exame
Dayani silvina de Jesus
E os ganhadores dos últimos concursos:
Marihá Thaís Trombetta - 55º CBPC/ML
Edy Alyson Costa Ribeiro - 54º CBPC/ML
Mariana Drummond Martins Lima - 53º CBPC/ML