Uma das novidades do 50º Congresso da SBPC/ML é a forma de apresentação dos resumos de tema livre. Este ano não haverá mais pôster em formato físico (impresso), como ocorreu nos congressos anteriores. Serão aceitos somente pôsteres eletrônicos, preparados em arquivo “pdf”, para serem visualizados em diversas telas de grande formato sensíveis ao toque (touch screen).
Este recurso vai permitir ao público consultar vários trabalhos sucessivamente, sem precisar se deslocar de um lugar para o outro, como acontecia na exposição tradicional de pôsteres físicos. Também aumenta a visibilidade dos trabalhos porque diversas pessoas podem consultá-los ao mesmo tempo, em telas diferentes.
O prazo para enviar os trabalhos termina no dia 20 de maio. A Comissão Organizadora recomenda que os autores comecem desde já a preparar seus Temas Livres para evitar perder a data limite.
“Os autores podem encaminhar seus trabalhos aos interessados porque basta enviar o arquivo eletrônico”, explica o coordenador da Comissão de Julgamento dos Temas Livres do 50º CBPC/ML, Adagmar Andriolo.
Ele destaca que esse formato de apresentação contribui com a sustentabilidade do congresso porque, sem pôster impresso, diminui a quantidade de material que será descartado porque o pôster é usado somente uma vez.
“Estamos contribuindo para a difusão do conhecimento, para o desenvolvimento da tecnologia e ajudando a preservar o meio ambiente”, acrescenta Andriolo.
Formato começou em 2011
A opção de apresentar o trabalho também em pôster eletrônico, além do pôster físico, começou a ser oferecida aos autores de resumos de tema livre no 45º Congresso da SBPC/ML, realizado em 2015, em Florianópolis. Essa iniciativa fazia parte das ações da Sociedade para a sustentabilidade de seus congressos, que começaram naquele ano, em coerência com o tema central do evento: “Medicina Laboratorial – Ciência e sustentabilidade”.
Com participação tímida no primeiro ano, quando a consulta era feita em computadores comuns, os pôsteres eletrônicos passaram a ser enviados em número crescente a cada ano. No 47º CBPC/ML, em 2012, em São Paulo, os computadores foram substituídos por telas de grande formato sensíveis ao toque.
Em 2013, no 48º CBPC/ML, no Rio de Janeiro, as instruções aos autores ainda sugeriam o pôster eletrônico como uma forma adicional de apresentação, mas ainda opcional. Porém, alertavam para sua obrigatoriedade em futuros congressos da SBPC/ML. Isto começou a ocorrer no ano passado, no 49º Congresso, em Fortaleza, quando esse formato foi exigido a todos os trabalhos selecionados para apresentação oral, feitas através de telas instaladas na área de resumos de tema livre.
Mais informações sobre o 50º Congresso da SBPC/ML: www.cbpcml.org.br.
Foto: Rodrigo Augusto