Palestrantes são Vladimir Palicka, Robin Patel, Edward Ginns e Rafael Molina

As conferências magnas estão entre as principais atividades da programação científica do 50º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial – 50º CBPC/ML, de 27 a 30 de setembro, no Rio de Janeiro. Elas acontecem em horários alternativos, sem outra conferência ou mesa redonda simultânea, para que possam ser assistidas por todos os exclusivos, sem outra conferência ou mesa redonda, para que possam ser assistidas por todos os exclusivos que apresentarão ao congresso.

Em cada um dos quatro dias do 50º CBPC/ML haverá uma conferência magna apresentada por um convidado estrangeiro de destaque em sua área de atuação.

Vladimir Palicka

Médico e PhD, ele apresentará uma conferência magna sobre variáveis ​​pré-analíticas nos testes laboratoriais e também será um dos palestrantes de uma mesa redonda, onde vai comparar ou impactar nos testes quando se usa soro e plasma.

Especialista em bioquímica, Palicka é natural da República Checa, onde é professor de medicina na Universidade Charles, em Praga; reitor da Faculdade de Medicina da mesma universidade na cidade de Hradec Kralive; diretor do Instituto de Bioquímica Clínica do Hospital Universitário de Praga; diretor do Osteocentro Universitário e presidente da Sociedade Checa de Metabolismo Ósseo.

Durante seis anos conhecidos da diretoria IFCC, da qual foi vice-presidente por três anos. Também presidiu a EFLM) e é membro consultor da BD. A participação de Vladimir Palicka é viabilizada pela BD.

Robin Patel

Com grande conhecimento em microbiologia e doenças infecciosas, a médica norte-americana Robin Patel apresentará uma experiência magna conferência sobre métodos de diagnóstico em microbiologia.

“O objetivo do meu trabalho é aplicar na prática clínica, o mais rápido possível, os resultados das pesquisas. Ao mesmo tempo, procure usar no laboratório de pesquisa o que observar na clínica. Minha linha de investigação está focada em novas estratégias para detecção e tratamento de infecções”, explica Patel. Atualmente, ela é responsável pela Divisão de Microbiologia Clínica do Departamento de Medicina Laboratorial e Patologia da Clínica Mayo, na cidade de Rochester (EUA).

A participação de Robin Patel é viabilizada pela bioMérieux. 

Edward Ginns

Diretor médico da empresa Quest Diagnostics e professor dos departamentos de Patologia Clínica, Pediatria, Neurologia e Psquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachussets, nos EUA, o médico norte-americano Edward Ginns é uma referência no campo de doenças lisossômicas, neurogenética e psiquiatria molecular.

Em sua apresentação ele vai falar sobre o laboratório clínico e a medicina personalizada.

A participação de Edward Ginns é viabilizada pela Quest Diagnostics.

Rafael Molina

Considerado uma autoridade em marcadores tumorais, o médico espanhol Rafael Molina não é um novoto nos eventos da SBPC/ML. Em 2012, no 46º Congresso, em Salvador, apresentou uma conferência magna os novos horizontes dos biomarcadores tumorais.

Ele é consultor Sênior do Hospital das Clínicas de Barcelona (Espanha) e membro da Sociedade Internacional de Oncologia e Biomarcadores (ISOBM, na sigla em inglês).

A participação de Rafael Molina é viabilizada pela Roche.

Mais informações sobre a programação do 50º CBPC/ML: cbpcml.org.br .

Fotos: divulgação