Evento marca o primeiro dia de atividades
Após um dia intenso de atividades, palestras e networking, a primeira noite do 50° Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, da SBPC/ML, foi finalizada com a cerimônia de abertura oficial. Participaram representantes das principais instituições ligadas à Patologia Clínica/Medicina Laboratorial.
O presidente da SBPC/ML, Alex Galoro, foi o primeiro a discursar. Ele falou sobre a representatividade e atuação da entidade e da evolução do Congresso desde a primeira edição, em 1964. Foram destacados pelo médico o aperfeiçoamento e profissionalismo do evento ao longo dos anos, além das parcerias com entidades importantes da área dentro do Brasil e em outros países.
O agradecimento a todos os presentes e à Comissão Organizadora do Congresso não foi esquecido por Galoro, que aproveitou para fazer o convite para o lançamento do livro com as recomendações da SBPC/ML sobre a realização de exames em urina, marcada para esta quarta, 28, a partir de 16h15, no Espaço SBPC/ML.
O presidente do 50º Congresso, Armando Fonseca, destacou a exposição dos 50 Congressos e o tema sustentabilidade. Sobre a exposição, inaugurada na terça, 27, Fonseca afirmou que a mostra é um exercício de reflexão e intenso aprendizado sobre as experiências vividas nos Congressos.
O tema Sustentabilidade foi enfatizado como uma preocupação crescente da SBPC/ML. O médico explicou que o início o projeto começou em 2011, no 45° Congresso, em Florianópolis. Envolvimento e conscientização dos congressistas e expositores, reciclagem, medições e neutralizações dos gases poluentes foram os pontos abordados em seu discurso.
Fonseca informou, ainda, que dentro do conceito de instituição socialmente ambiental, a SBPC/ML promove ações sustentáveis durante o próprio Congresso. Na edição atual, Armando Fonseca explicou que, além da coleta de lixo orgânico produzido durante o evento, a apresentação da exposição de Temas Livres acontece exclusivamente por via eletrônica, reduzindo o consumo e descarte de material gráfico.
Além das palavras dos presidentes, o secretário permanente da Associação Latino-americana de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (ALAPAC/ML), o boliviano José Carréon, apresentou a carta da presidente da instituição, Luisane Vieira (ex-diretora da SBPC/ML), que não pode comparecer por motivos de saúde.
No documento, a presidente destacou a relação de cumplicidade com a SBPC/ML e fez questão de agradecer e enaltecer o espírito coletivo de todos os envolvidos nas instituições e nos congressos. José Carréon pediu e foi atendido prontamente e uma longa salva de palmas pela saúde da presidente foi ouvida no auditório.
A solenidade foi encerrada com as homenagens ao médico patologista Adgmar Andriolo e ao professor Gonzalo Vecina Neto, que recebeu o 1° Título de Sócio Honorário da Sociedade. Em seguida, o mágico Romano descontraiu os presentes antes do coquetel de encerramento.
A cobertura completa do 50° Congresso de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, com fotos e vídeos, pode ser conferida nas páginas do facebook da SBPC/ML (facebook.com/SBPCML) e do 50º CBPC/ML (facebook.com/congressoSBPCML), no Twitter (twitter.com/sbpcml), no Youtube (youtube.com/sbpcml) e Flickr (flickr.com/sbpcml).