Robin Patel, dos EUA, aborda o diagnóstico rápido

Na sexta-feira, 30, a médica norte-americana Robin Patel, apresentou a quarta e última conferência magna do 50º Congresso da SBPC/ML. Ela é presidente da Divisão de Microbiologia Clínica do Departamento de Medicina Laboratorial da Clínica Mayo e diretora do laboratório de doenças infecciosas da instituição. A atividade foi presidida pela patologista clínica Marinês Martino.

Patel falou sobre os métodos de diagnóstico rápido em microbiologia. Ela contornou sua experiência e apresentou os avanços tecnológicos relativos à análise em microbiologia. Esclareceu nem todas as novas tecnologias possuem o controle para o melhor desenvolvimento do trabalho. Segundo Patel, velocidade, precisão e custo são as características que uma nova tecnologia deve possuir.

Dentre outros pontos destacados durante a apresentação: uma identificação bacteriana rápida (teste com MALDI TOF em espectrometria de massa), teste de suscetibilidade rápida antimicrobiana e apresentação de painéis como o painel GI, que auxiliar na observação dos resultados de exames de culturas.

A médica enfatizou, a de conhecer à doença sazonalidade de cada tecnologia para que a atenção redobrada as tecnologias possam ser adicionadas e encontrar o que ainda pode ocorrer de novas alterações para encontrar o diagnóstico de microbiologias que não foram importantes.

A cobertura completa do 50° Congresso de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, com fotos e vídeos, pode ser conferida nas páginas do facebook da SBPC/ML ( facebook.com/SBPCML ) e do 50º CBPC/ML ( facebook.com/congressoSBPCML ) , sem Twitter ( twitter.com/sbpcml ), sem Youtube ( youtube.com/sbpcml ) e Flickr ( flickr.com/sbpcml ).