A SBPC/ML neutralizou 451.849,50 kg de emissões de gases de efeito estufa referentes ao 51º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. No cálculo foi considerado o período de 22 a 30 de setembro, que inclui montagem, realização e desmontagem do evento, que aconteceu em São Paulo.

Segundo o certificado emitido pela Neutralize Carbono, as emissões referem-se ao deslocamento terrestre e aéreo de materiais, equipamentos, membros da organização, palestrantes, expositores e participantes do congresso.

Os créditos de carbono correspondentes foram aplicados na geração de energia em Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Braço Norte III, localizada no município de Guarantão do Norte (MT). O principal objetivo desse projeto é ajudar a atender a demanda crescente por energia no país, melhorar o fornecimento de eletricidade, também ampliar a parcela de energia renovável e diminuir as perdas na transmissão dessa energia para comunidades distantes, o que contribui para a sustentabilidade.

Emissões contabilizadas em CO2

– Deslocamento terrestre de montadoras: 6.888,60 kg

– Deslocamento terrestre de expositores: 1.528,60 kg

– Deslocamento terrestre de congressistas/visitantes: 29.599,80 kg

– Deslocamento terrestre de colaboradores: 6.515 kg

– Deslocamento por metrô e ônibus: 265 kg

– Deslocamento aéreo de congressistas/visitantes: 221.155.40 kg

– Deslocamento aéreo de equipe, palestrantes e expositores: 185.897,10 kg

– Total: 451.849,50 kg de CO2

Neutralização de emissões de carbono

Um crédito de carbono (CER) corresponde a 1 tonelada de CO2 que deixou de ser emitida para a atmosfera por projetos validados, aprovados, registrados, verificados e certificados pela UNFCC, órgão da ONU para questões do clima.

Empresas e instituições que desejam neutralizar suas emissões investem em projetos de redução que geram créditos de carbono. Esse tipo de projeto inclui substituição de matriz energética, uso de energias renováveis e captura e queima de metano,

A neutralização das emissões é feita pela alocação definitiva de créditos de carbono na mesma proporção do total de emissões contabilizadas para compensar as atividades da empresa ou organização.