Quem ainda não enviou seu tema livre para o 52º Congresso da SBPC/ML tem até o dia 7 de maio. Um mesmo autor pode submeter quantos trabalhos desejar. A limitação que existe é que um mesmo trabalho não pode ter mais que cinco autores.

Os temas livres devem ser originais e inéditos e podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol, e deve ser respeitada a nomenclatura técnico-científica e as normas determinadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou equivalentes.

Serão considerados apenas os trabalhos diretamente relacionados às áreas de Medicina Laboratorial (humana ou veterinária), Odontologia, Análises Clínicas, Anatomia Patológica e Citologia. Não serão aceitos trabalhos de revisão bibliográfica ou de pesquisa básica (experimentais).

Categorias de tema livre

Existem duas categorias de Tema Livre: Tradicional e PALC. Na primeira, os trabalhos podem ser relacionados a 16 diferentes áreas de conhecimento: Bioquímica, Educação em Patologia Clínica, Endocrinologia, Fases Pré e Pós-Analítica, Gestão, Hematologia, Imunologia, Informática Laboratorial, Institucional, Líquidos Biológicos, Medicina Molecular, Microbiologia, Parasitologia, Qualidade, Testes Laboratoriais Remotos, Toxicologia.

Tema Livre PALC é exclusivo para profissionais de laboratórios acreditados pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) da SBPC/ML e que estejam em dia com a acreditação. Os Temas Livres PALC devem ser sobre acreditação e melhoria contínua em laboratórios clínicos – área de conhecimento “Qualidade”.

Pôster eletrônico

Todos os trabalhos aceitos para o 52º CBPC/ML serão apresentados como pôster eletrônico – arquivo “pdf” – que poderão ser consultados durante todo o congresso em telas touch screen. Dentre estes, A Comissão Analisadora selecionará os que farão apresentação oral. Esta será em dia e horário informados oportunamente. Não haverá apresentação oral para temas livres na categoria PALC.

Prêmios

Os temas livres aceitos para o 52º Congresso da SBPC/ML concorrem aos prêmios Dr. Evaldo Melo (apresentação oral) e Dr Caio Márcio Figueiredo Mendes (trabalhos na área de Microbiologia, subárea Bacteriologia).

Para o primeiro lugar de cada prêmio, a premiação será em dinheiro e uma inscrição no 53º Congresso da SBPC/ML, em 2019. O segundo lugar receberá inscrição no 53º CBPC/ML.

Mais informações no site do 52º Congresso da SBPC/ML: cbpcml.org.br.