O vice-presidente da SBPC/ML, Alvaro Puchinelli Junior, representou a SBPC/ML no 8º Congresso Brasileiro da Sociedade Internacional de Farmacoeconomia e Pesquisa de Desfechos (ISPOR) - entidade global com mais de 20.000 sócios que vem contribuindo para um debate complexo e fundamental na saúde: desenvolver metodologias e ampliar conhecimentos na avaliação de tecnologias em saúde, assim como gerar diretrizes que possam ordenar e harmonizar essas metodologias, em benefício da sociedade. O evento ocorreu em Porto Alegre.
Para Alvaro Puchinelli, o evento foi bastante interessante, com discussões sobre o quanto do custo efetividade vai ser bom para todos os atores da saúde, sejam prestadores, operadoras, pacientes e médicos.
“Também tivemos uma discussão importante sobre como usar dados da vida real. Um exemplo de uso de dados foi colocado num simpósio satélite, onde um exame de laboratório que a SBPC/ML vem trabalhando para incorporação já há quatro anos foi utilizado. E foi um trabalho bastante interessante, onde mostrou o que era custo efetivo. Outro ponto relevante é que estreitamos laços com representantes da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os assuntos de farmacoeconomia foram discutidos com bastante propriedade e profundidade. O exemplo de viabilidade de incorporação foi dado por um exame laboratorial que a SBPC/ML já vem trabalhando e foi muito importante estarmos lá”, comentou.
Warm up! Ecossistema de Saúde
Outro importante evento cujo tema é o desafio de tornar o setor de saúde mais eficiente e sustentável ocorreu no dia 30/06, em Santa Catarina. O “Warm up! Ecossistema de Saúde” foi promovido pela Academia FIESC de Negócios e Associação Catarinense de Medicina. O evento contou com a presença de players que vivem o dilema da saúde por vários ângulos diferentes – líderes de hospitais e de empresas inovadoras em saúde, médicos do trabalho, e gestores de RH de grandes indústrias. A diretora de Comunicação da SBPC/ML, Annelise C. Wengerkievicz Lopes, esteve presente e disse que o evento deixou bastante nítido que o desafio é de todos.
“A solução virá pela cooperação”, afirmou.