De 12 a 14 de abril, aconteceu o X CRENEM - Congresso Regional Norte de Educação Médica, que reuniu todas as faculdades de Medicina dos estados da região norte na Universidade Federal do Pará. O tema foi Residência Médica na região norte: perspectivas atuais e impactos na formação médica.  

A SBPC/ML realizou no dia 13 de abril de 2024, das 9h às 16h, o "Encontro do BrCAST para Atualização dos documentos em 2024". O evento virtual gratuito foi transmitido ao vivo pela plataforma Zoom para cerca de 550 participantes e está disponível no Youtube. Mais de 1500 visualizações já foram registradas nos 3 primeiros dias de exibição. 

Termina no dia 30/04, o prazo estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para que prestadores de serviços de Saúde possam colaborar com o aperfeiçoamento das questões regulatórias que envolvem as glosas. O formulário pode ser acessado neste link.

Dados mostram que as mortes pela doença registradas em 187 países passaram de 1,1 milhão em 2019 para 1,3 milhão em 2022.

As mortes por hepatites virais estão aumentando em todo o mundo. A doença é a 2ª principal causa infecciosa de morte no planeta, contabilizando 3.500 mortes por dia e 1,3 milhão por ano. O total é o mesmo da tuberculose, que ocupa o 1º lugar no ranking. Estudo divulgado na 3ª feira (9.abr.2024) pela OMS (Organização Mundial da Saúde) mostra que houve melhora nas ferramentas de diagnóstico e tratamento disponíveis, assim como no preço dos produtos. Contudo, aponta que a testagem e a quantidade de pacientes em tratamento estagnaram.

A SBPC/ML está com inscrições abertas para associados que tenham interesse em participar dos Comitês Técnicos Científicos. Com 16 Comitês, o objetivo geral é de aprimoramento científico, técnico e educacional em diferentes áreas do conhecimento da Patologia Clínica e da Medicina Laboratorial. 

Uma pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC/ML) mostrou que 72% dos pacientes com doenças crônicas só descobriram sua condição somente depois de apresentar algum sintoma do problema. Mas, sabe-se que pelo menos 158 doenças comumente conhecidas podem ser pesquisadas e diagnosticadas por exames laboratoriais. Neste Dia Mundial da Saúde, que homenageia a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 7 de abril de 1948, o objetivo de promover a saúde em todo o planeta e enfrentar seus desafios se torna mais enfático. Por isso, nossa instituição destaca a importância da prevenção de doenças por meio de exames laboratoriais rotineiros.