Entre os dias 21 e 25 de maio, Roma está sediando o Congresso Euromedlab, que reúne grandes nomes da Química Clínica e Medicina Laboratorial – sendo considerado o maior congresso europeu na área, com mais de 5 mil e 4 mil visitantes de mais de 100 países. O evento está sendo promovido pela Sociedade Italiana de Bioquímica Clínica e Biologia Clínica Molecular (SIBioC) e organizado pela IFCC – Federação Internacional de Química Clínica e Medicina Laboratorial e EFLMFederação Europeia de Química Clínica e Medicina Laboratorial. E ocorre a cada dois anos.

A SBPC/ML está presente, representada pelo presidente, Dr. Fábio Brazão, e os diretores, Leonardo de Souza Vasconcellos, diretor de Ensino; Dr. Carlos Eduardo dos Santos Ferreira, presidente do CONEX, Dr. Wilson Shcolnik, diretor de Relações Institucionais, Dr. Fábio Sodré, presidente regional Bahia; Drª Luisane Vieira, coordenadora do comitê de qualidade e Adriano Basques, coordenador comitê informática laboratorial.

De acordo com o presidente Dr. Fábio Brazão, como o Brasil vai sediar XXXII Congresso Mundial da Associação Mundial de Sociedades de Patologia e Medicina Laboratorial (WASPalM), junto com o 55º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, importantes parcerias estão sendo feitas em Roma.

Acompanhe mais informações em https://2023roma.org/

A EviMed e a rede de educação médica continuada para América Latina (redEMC), em conjunto com a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), realizam o curso online Multirresistência 2023: Manejo de infecções associadas aos cuidados de saúde na era da multirresistência, entre os dias 26/07/2023 a 19 de setembro. A carga horária é de 30 horas e as inscrições podem ser realizadas até o dia 03/08/2023. Outras informações podem ser obtidas nesse link. No dia 26/05, haverá um sorteio de 10 bolsas integrais entre os que responderem a esta pesquisa sobre os temas de maior interesse no curso. 

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) realiza, em São José do Rio Preto (SP), no dia 03 de junho de 2023, sua Jornada de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial, reunindo cerca de 20 especialistas renomados de diversos Estados do Brasil. O evento é voltado a médicos, biomédicos, farmacêuticos e outros profissionais que atuam em laboratórios clínicos, além de médico-residentes e alunos de graduação e pós-graduação.

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) recebe até o dia 17 de julho inscrições de médicos interessados em realizar o exame de suficiência para obtenção do título de Especialista em Patologia Clínica e Medicina laboratorial (TEPAC) em 2023. A prova será realizada no dia 04 de setembro, em São Paulo.

O Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial é concedido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) e é credenciado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), nos termos das Resoluções do CFM n.º 2.148/2016 e 2.221/2018.

Para se inscrever, além de apresentar o registro definitivo no CFM, é necessário comprovar a conclusão do Programa de Residência Médica em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, reconhecido pela CNRM/MEC; ou a conclusão de treinamento teórico-prático na especialidade, desde que com duração e matriz de competência igual à do respectivo Programa de Residência Médica reconhecido pela CNRM/MEC, comprovada por meio de declaração atestada pelo responsável do Serviço. Será aceita ainda comprovação de capacitação prático-profissional na área de especialidade desenvolvida pelo período mínimo de 6 (seis) anos, por meio de declaração atestada por Diretor responsável pelo Serviço. Deste modo, podem se candidatar médicos de diversas especialidades com experiência em Patologia Clínica e Medicina Laboratorial. 

A prova teórica terá 60 questões de “múltipla escolha” e a prova teórico-prática, 10 (dez) questões abertas. Haverá também pontuação por documentos constituintes do “Currículo Lattes”, de acordo com o Anexo II do Edital. Outras informações podem ser obtidas neste link.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) no portal Lab Tests Online, que disponibiliza conteúdo para pacientes e população em geral,  quando uma mulher considera ter um filho, ela e o futuro pai devem consultar seu médico, antes mesmo de engravidar. Com base na história clínica e familiar, alguns exames podem ser recomendados para contribuir em uma gestação saudável e no aconselhamento referente a questões hereditárias. Exames importantes que são recomendados quando a mulher está considerando a gravidez são imunidade para rubéola, sorologia para HIV, pesquisa de doenças sexualmente transmissíveis, rastreio de câncer de colo de útero (Papanicolaou e/ou HPV de alto risco) e sorologia para hepatites B e C.