Já está no ar, na biblioteca digital da SBPC/ML, a nova pasta Choosing Wisely Brasil. Neste link é possível acessar todas as três listas que, juntas, somam 15 recomendações desde a primeira edição.
A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial lançou durante o 55º Congresso, em São Paulo, a terceira lista de novas recomendações em práticas que envolvem exames de diagnóstico e intervenções em saúde.
Desenvolvidas por uma força tarefa de patologistas clínicos, e por estímulo do movimento internacional Choosing Wisely, a ideia é disseminar escolhas mais acertadas que proporcionem melhor desfecho ao paciente.
“A American Board of Internal Medicine Foundation (ABIM Foundation) criou esse movimento há 12 anos para estimular os profissionais da área de saúde e pacientes a conversarem sobre o uso correto e de exames – o que envolve também acertar o momento adequado de solicitá-los – e intervenções, evitando procedimentos desnecessários ou com potencial de dano. Há procedimentos com riscos e alternativas para determinadas condutas”, explica a diretora de Comunicação da SBPC/ML, Dra Annelise Correa Wengerkievicz Lopes.
Um dos coordenadores do Choosing Wisely Brasil, o médico Guilherme Barcellos, intensivista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) destaca que a essência da escolha inteligente reside na avaliação cuidadosa da adoção de tratamentos respaldados por evidências científicas.
“Evita-se duplicações de exames ou procedimentos, minimiza-se riscos e prioriza-se a real necessidade visando proporcionar um cuidado ao paciente que seja tanto seguro quanto eficaz”, explica.
A força tarefa da SBPC/ML selecionou 10 recomendações iniciais, que foram então submetidas à votação dos associados da SBPC/ML para escolha da lista final de 5 recomendações. E a redação final das 5 recomendações foi submetida à avaliação de todos os comitês técnicos que compõem a SBPC/ML.