Sob o lema “Integração ensino-serviço-gestão e comunidade para transformar a saúde”, ocorre de 5 a 8 de outubro de 2023, o 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), no Centro de Eventos, em Fortaleza.
O encontro terá como eixos temáticos: Educação interprofissional; Residências, pós-graduação e pesquisa em educação médica; Qualidade de vida e saúde mental na educação médica; Diversidade, inclusão e prevenção à violência na educação médica; Inovação no ensino, avaliação e desenvolvimento de competências; e Educação permanente e responsabilidade social da escola médica.
A SBPC/ML terá um stand no Congresso, onde terá a oportunidade de expor o trabalho desenvolvido pela Sociedade, ressaltando sobretudo a missão de auxiliar no uso racional de exames diagnósticos laboratoriais e divulgar as diversas áreas relacionadas à patologia clínica e medicina laboratorial. “Nas universidades, nem sempre os alunos conseguem conhecer bem essa disciplina. Queremos mostrar como estamos evoluindo e somos umas das áreas com mais avanços, tecnologias e oportunidades”, ressalta o diretor científico da SBPC/ML, Dr. Leonardo Vasconcellos. Também estarão no evento, os patologistas clínicos, Dra. Patrícia Brazão, representando o comitê de ensino, Dr. Jorge Eduardo Emery e o presidente, Dr. Fábio Brazão.
No dia 06/10, entre 14h e 17:30h, na sala Sala 11 os médicos Dr Leonardo de Souza Vasconcellos e Dra Patrícia Brazão Cohen participarão da oficina “Tendências e inovações no processo de ensino e aprendizagem em Medicina Laboratorial e sua integração com serviço, gestão e comunidade”.
O evento é promovido pela ABEM. A Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) iniciou sua história em 1962 e promoveu já no ano seguinte a primeira reunião técnico-científica na área, que daria origem ao Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem). É uma sociedade civil de âmbito nacional com personalidade jurídica própria, de utilidade pública. Possui associados institucionais – centros, faculdades, escolas, instituições e cursos vinculados a educação médica –, individuais, honorários e beneméritos. E realiza projetos e ações em prol do desenvolvimento da educação médica no Brasil, com diretorias regionais que promovem atividades em todas as regiões do país.
Outras informações: