O vice-presidente da SBPC/ML, Dr Alvaro Pulchinelli, participou do evento 1ª Oficina ABIMED e ANS para Qualificação do Processo de Avaliação de Tecnologias de Saúde (ATS) e Incorporação de Procedimentos e Dispositivos Médicos na Saúde Suplementar, promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde (Abimed). A entidade congrega empresas que trabalham com medical devices e diagnóstico.
Sua participação foi no Painel 3: Métodos para elaboração de dossiês de ATS para Procedimentos e Dispositivos Médicos. De acordo com o Dr Alvaro, o fórum foi muito importante porque trouxe representantes da ANS para discutirem como incorporar novas tecnologias de saúde na saúde suplementar, ou seja, como implementar novos exames, ou no caso deles, também novos dispositivos terapêuticos, novas técnicas cirúrgicas, entre outras. Também estavam presentes representantes do Hospital Albert Einstein e do Hospital Oswaldo Cruz, que têm esses núcleos de avaliação de tecnologia, e representantes das empresas e de sociedades médicas.
“Mostramos como é o caminho que a SBPC/ML percorre quando querem solicitar a inclusão de um novo exame na ANS, quais são os passos que nós demos, mas principalmente a forma como pensamos, desde o início lá na Associação Médica Brasileira, da valoração do teste, passando pelas dificuldades ou pelos desafios em fazer toda essa avaliação de uma nova tecnologia em saúde. Seja uma avaliação científica, seja avaliação econômica ou financeira. Então outras sociedades querem conhecer nosso trabalho, um benchmarking na forma de incorporar ou de tratar esse assunto de incorporação de tecnologia em saúde. Lá haviam também algumas empresas de consultoria que fazem o trabalho de realização dos dossiês e também viram na SBPC um exemplo de uma sociedade que estruturou o caminho da avaliação de tecnologia em saúde e que tem nisso uma marca importante do mercado, seja o mercado da indústria, seja nas outras sociedades técnicas científicas”.