Coordenado pela SBPC/ML em parceria com Controllab, o grupo busca estabelecer padrões de excelência na captura de dados relevantes para a medicina laboratorial.

Acontecerá no dia 01 de dezembro de 2023, no auditório da SBPC/ML – Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial, localizado no Rio de Janeiro, a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Integração para Indicadores.

Esse grupo de trabalho atua dentro do Comitê Técnico de Indicadores da SBPC/ML, que tem como coordenador Dr. Alex Galoro e como vice-coordenador Dr. Fernando Berlitz, tendo entre seus principais objetivos a proposição de padrões de excelência para a captura e integração de dados e indicadores relevantes para o setor de saúde, dentro do contexto da medicina laboratorial.


Importância dos dados

Nos últimos tempos, eventos globais como a pandemia de COVID-19 evidenciaram ainda mais a importância de transformar dados em insights para otimizar a eficiência dos serviços de saúde, fortalecendo a competitividade dessas organizações de maneira sustentável e contribuindo para melhores desfechos e maior segurança aos pacientes. Adicionalmente, a recente resolução da Anvisa RDC 786/2023, trouxe novos requisitos regulatórios para o setor laboratorial, entre outros. A resolução estabelece a necessidade do monitoramento contínuo de indicadores de desempenho, incluindo a comparação destes com outras organizações por meio de programas de benchmarking.

É nesse contexto que o Grupo de Trabalho de Integração para Indicadores se mostra extremamente relevante. Sua contribuição é essencial para a proposição e padronização de iniciativas e tecnologias voltadas para a captura e integração de dados relevantes em medicina laboratorial. Além disso, o grupo coopera com a gestão comparativa de dados e para disponibilizar ao setor de saúde informações valiosas que possam impulsionar melhorias nas práticas, aumentar eficiência, segurança e otimizar o uso de recursos.


Empresas integradoras

As empresas de tecnologia participantes desse grupo são parceiras da SBPC/ML e Controllab. Elas são homologadas como integradoras de dados na Metricare, plataforma de dados que objetiva apoiar a tomada de decisão baseada em dados para organizações de saúde. A plataforma Metricare é uma evolução do Programa de Benchmarking de Indicadores Laboratoriais, criado em 2006 por meio da parceria entre SBPC/ML e a Controllab. Atualmente, essa plataforma ampliou seu escopo de indicadores e contempla outros segmentos de saúde, como diagnóstico por imagem, anatomia patológica, telemedicina, entre outros.

Como empresas integradoras homologadas, Confidentia, Karyon, Matrix, Pixeon, Shift, TCM e HTS têm um papel fundamental na busca pela sustentabilidade do setor de saúde ao viabilizarem segurança e eficiência à captura e compartilhamento de dados dos seus sistemas para a plataforma Metricare.