Foi realizado no dia 1º/12  o III Fórum de discussão em Stewardship para o controle de resistência antimicrobiana. O evento reuniu representantes de sociedades médicas, governamentais e administrativas para discutir o papel do laboratório de microbiologia nos programas de gerenciamento de uso dos antimicrobianos (Stewardship). 

Especialistas das áreas de infectologia, microbiologia e farmácia clínica tiveram a oportunidade de debater e contextualizar o valor em saúde dos exames em microbiologia com o convidado Marco Antonio Santos - Diretor Presidente da Sociedade Brasileira de Auditoria Médica (SBAM). Também foi discutido o tema de valoração dos exames laboratoriais com o futuro presidente da SBPC/ML, Dr Alvaro Pulchinelli.

Esses temas impactam diretamente nos Programas de Stewardship pois muitos exames importantes no rastreamento e identificação de resistência bacteriana pelos laboratórios de microbiologia não possuem cobertura, tanto por parte das seguradoras de saúde, como pelo SUS. 

O Ministério da Saúde, representado por membro da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), Debora Kulek, também participou da reunião apoiando e colaborando com o evento.

O evento teve como apoiadora a divisão médica da bioMérieux.