Entrevista com a Drª Eliane Lustosa Cabral, médica patologista clínica do Laboratório Geraldo Lustosa e associada à Sociedade Brasileira de Patologista Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), mostra como as startups de saúde têm contribuído para a melhoria diagnóstica, as principais áreas de atuação, os desafios e perspectivas futuras. Confira:


Como as parcerias entre os laboratórios e as startups de saúde têm e podem contribuir para a melhoria diagnóstica? 
R: Essas parcerias permitem a combinação de conhecimentos técnicos e inovadores das startups com a infraestrutura e expertise dos laboratórios. Os laboratórios fornecem recursos, estrutura, acesso à informação de mercado, suporte para escolha da forma de monetização e precificação, além de proverem importante plataforma para a avaliação e validação da nova tecnologia ou modelo proposto. As startups trazem novas perspectivas, modelos de negócio e tecnologias disruptivas e emergentes. Os laboratórios podem adotar rapidamente novos métodos e tecnologias, acelerando a capacidade diagnóstica e seu impacto clínico. O resultado se reflete na melhoria dos serviços prestados, na forma de relacionamento entre todos os envolvidos no setor e na entrega de soluções diversas, eficazes e inovadoras para a saúde com mais rapidez, flexibilidade, menores custos e maior acessibilidade e resolutividade para os pacientes.



- Quais as principais áreas de atuação das startups?
Desenvolvimento de testes, análise de dados com aplicação de inteligência artificial, jornada do paciente,  governança clínica e segurança do paciente, gestão de recursos, modelo de negócios e relacionamento com clientes, médicos e compradores de serviços.  


- Quais os desafios nessa parceria?
Os maiores desafios são a diferença de cultura, compliance regulatório, gerenciamento de risco, gerenciamento da governança da startup,  preservando a autonomia , agilidade e flexibilidade da startup.  Ajustar a cultura organizacional de startups e laboratórios pode gerar desafios de integração e colaboração. A conformidade com requisitos regulatórios pode afetar a agilidade e o cronograma das parcerias. É necessário identificar e mitigar riscos técnicos e comerciais para o sucesso da parceria. O mais complexo é dar todo o suporte e estrutura sem acabar "incorporando" a startup, tornando-a morosa e burocrática, tirando-lhe a criatividade e ousadia.


- Na sua opinião, o que é necessário para que essa parceria seja longeva e produtiva para ambos?
A parceria deve ser um processo de inovação conjunta, desenvolvimento colaborativo, com objetivo compartilhado que deve harmonizar as culturas, preservando a independência da startup, sua criatividade, flexibilidade e rapidez. Para isso é importante estabelecer canais claros de comunicação e processos para alinhar expectativas e superar desafios diversos que podem se apresentar. Também é necessário adotar metodologias ágeis para rápida adaptação, flexibilidade, diminuição de barreiras no desenvolvimento, atendimento de possíveis demandas regulatórias e implantação das novas soluções diagnósticas ou de tratamento de dados ou novos modelos de atendimento e relacionamento.


 - O que podemos esperar para o futuro?
Inovação acelerada com uso de inteligência artificial. Startups ganhando acesso a recursos e expertise, permitindo o desenvolvimento e validação rápida de novas soluções diagnósticas ou modelos de relacionamento, com adoção de inteligência artificial. Haverá expansão de mercado e maior acessibilidade à assistência médica pela população em geral. Para os laboratórios, essas parcerias representam oportunidades de expansão e diversificação de portfólio e serviços e descentralização de atendimento.  E teremos replicação das estratégias de parceria bem sucedidas para o setor global de saúde, além de fortalecimento dos investimentos em pesquisas aplicadas para o desenvolvimento continuado de soluções avançadas de diagnóstico, saúde e cuidado do paciente. Essa melhoria diagnóstica resultante beneficia a sociedade e contribui para melhor cuidado do paciente, acessibilidade e resolutividade no ponto de atendimento, promovendo uma saúde pública mais abrangente e eficiente, com inovação contínua na área de saúde. O foco do cuidado é o paciente e a prioridade é preservar a saúde.