A SBPC/ML realizou no dia 13 de abril de 2024, das 9h às 16h, o "Encontro do BrCAST para Atualização dos documentos em 2024". O evento virtual gratuito foi transmitido ao vivo pela plataforma Zoom para cerca de 550 participantes e está disponível no Youtube. Mais de 1500 visualizações já foram registradas nos 3 primeiros dias de exibição.
O Comitê Brasileiro de Teste de Sensibilidade aos Antimicrobianos – BrCAST visa determinar e rever periodicamente pontos de corte para interpretação dos testes de sensibilidade aos antimicrobianos. Neste encontro, foram apresentadas as principais atualizações nas tabelas dos pontos de corte, documentos como o "Teste de Sensibilidade Rápido (RAST)", entre outros documentos.
A abertura foi feita pela Drª Marines Dalla Valle Martino, coordenadora do BR Cast no biênio 23/24, que agradeceu a todos os participantes e apoiadores do evento e disse que em 2025 também deverá ser presencial, além de online, em São Paulo. Em seguida, convidou os presidentes das 4 Sociedades que formam o BR Cast a se apresentarem e darem as boas-vindas. Dr Alvaro Pulchinelli, presidente da SBPC/ML, agradeceu especialmente a participação de representantes das outras 3 Sociedades Científicas que compõem o Comitê, como Luis Henrique Guimarães, da Sociedade Brasileira de Microbiologia; Maria Elisabeth Menezes, pela Sociedade Brasileira de Análises Clinicas e a Dra Ana Gales, representando o Dr Alberto Chebabo, pela Sociedade Brasileira de Infectologia. Dr Alvaro complementou que a participação da Sociedade é motivo de orgulho devido a importância do tema no cenário mundial da Saúde
E parabenizou a Dra Marinês e o Dr Andre Doi, diretor Científico na SBPC/ML, pelo trabalho incansável de ambos.
A primeira apresentação do dia foi do professor Rafal Canton, do serviço de Microbiologia do Hospital Universitário Ramon Ramón y Cajal e do Instituto Carlos Terceiro de Madrid, com atualizações do Eucast, que também indicou o site https://www.eucast.org/ para obter mais informações.
Em seguida, o professor Jorge Luiz Melo Sampaio (SP) abordou as “Atualizações das Tabelas de Pontos de Corte do BrCAST/EUCAST 2024”. E os “Novos documentos para 2024 – o que temos de novidade” foi o tema da palestrante Cassia Zoccoli (SC). Estas palestras tiveram a coordenação do Alexandre Lima Rodrigues da Cunha (DF).
Sob coordenação de Ilana Lopes Baratella da Cunha Camargo (SP), ocorreram as apresentações Novo documento RAST – Teste rápido do teste de sensibilidade aos antimicrobianos em hemoculturas, com o palestrante Leonardo Neves de Andrade (SP) e Paula Koga (SP). Em seguida, Mara Cristina Scheffer (SC) discorreu sobre a Nova Tabela de Pontos de Corte de PK/PD e instruções para liberação de TSA para microrganismos sem pontos de corte.
Marcelo Pillonetto (PR) coordenou as palestras “Ações do Ministério da Saúde no Combate à AMR no Brasil, de André Luiz Abreu (DF) e Ações da ANVISA no Combate à AMR, de Mara Rubia S Gonçalves (DF).
Sob a coordenador de Marcos Antonio Cyrillo – SP, ocorreram as palestras “Subcomitê de Antifúngicos – Atualizações”, com o palestrante João Nóbrega de Almeida Júnior – SP e Comitê VetCAST: onde estamos e para onde vamos, com Luciana Sartori – SP.
A Drª Marinês Dalla Valle Martino coordenou as apresentações “Quais dúvidas e inseguranças que o clínico ainda tem em relação ao BrCAST”, oferecida por Marcelo de Oliveira Maia – DF.
Ao final do evento, o moderador André M. Doi (SP) debateu os temas apresentados com Marinês Martino (SP), Ana Cristina Gales (SP), Mara Scheffer (SP), Cassia Zoccoli (SP) e Jorge Sampaio (SP).