Membros da SBPC/ML irão apresentar o Programa de Benchmarking de Indicadores Laboratoriais (PBIL), criado em parceria com Controllab, tido como referência no mundo todo

Na próxima segunda-feira, dia 17/06, Dr. Wilson Shcolnik, patologista clínico, ex-presidente e atual diretor de relações institucionais da SBPC/ML, irá apresentar o Programa de Benchmarking de Indicadores Laboratoriais (PBIL) na 2024 Conference da Canadian Society of Clinical Chemists (CSCC). Para compor a apresentação, ele contará com a participação do Dr. Alex Galoro, que também já foi presidente da SBPC/ML. Fernando Berlitz, Gestor de Indicadores e Acreditações na Controllab, empresa brasileira de controle de qualidade laboratorial parceira do programa, colaborou na elaboração da apresentação.

O convite da sociedade internacional se deu por conta do sucesso do PBIL, criado em 2005, para auxiliar na obtenção de melhoria contínua dos processos laboratoriais e aumento da eficiência e produtividade dos laboratórios. “O objetivo de nós termos sido convidados é mostrar a experiência brasileira porque o nosso programa tem cerca de 350 laboratórios participando, existem laboratórios de 17 diferentes países. Esse número de laboratórios participantes é superior a todos os programas existentes no mundo hoje, por isso que a gente se tornou uma referência”, destaca Shcolnik.

O PBIL é um programa que favorece a transparência para acreditações, como o PALC, da própria SBPC/ML, e a certificação ISO 15189. Desde a última atualização em 2022, para um laboratório garantir esse selo internacional, ele precisa utilizar indicadores de qualidade para garantir a adequação contínua do estabelecimento.

“A RDC 786 da Anvisa, publicada em 2023, também faz essa mesma exigência”, complementa Dr. Wilson. “Nós realizamos muitos fóruns, dentro de Congressos da SBPC/ML, para ensinar sobre os benefícios e o valor que ele pode trazer para os laboratórios, para a gestão dos laboratórios, para a melhoria dos processos, de modo que o desempenho dos laboratórios melhore continuamente. Esse é o fundamento e a ideia básica desse programa”, explica.

O evento é patrocinado pela International Federation of Clinic Chemistry and Laboratory Medicine (IFCC). “Mais pontualmente, o que a SBPC/ML vai levar para a apresentação é como os nossos dados aqui, que são extremamente consistentes e robustos no Brasil, podem contribuir com a IFCC. A gente já está na ideia de como a gente pode apoiá-los na intenção de gerar especificações de desempenho para os indicadores de nível mundial”, ressalta Fernando Berlitz.

Ainda segundo o gestor, outros dois pontos serão debatidos: a priorização de indicadores, que costumam utilizar no PBIL, e a criação de novos deles. Ele antecipa uma novidade do programa: indicadores de microbiologia. “A gente vai levar essa nossa experiência para o evento, ou seja, pela primeira vez, dar essa ênfase a indicadores de microbiologia. Desde o ano passado que está em vigor o piloto e a gente vai levar essa experiência para quem sabe motivar a padronização internacional dos indicadores de microbiologia, não é?”

O último ponto discutido na apresentação será a parte de integração de dados, a partir diretamente dos sistemas, o que dá mais eficiência e segurança para os laboratórios participarem do programa. “Nós temos grande experiência com isso, trabalhamos há vários anos, temos várias empresas homologadas que estão nos apoiando na parte laboratorial com a integração dos dados diretamente dos sistemas para nossa plataforma de indicadores. E a gente vai contribuir, levar também a nossa experiência nesse tema, que já é grande e inédita. A gente já fez inclusive trabalhos internacionais sobre essa nossa disponibilidade, essa integração aqui no Brasil, que é uma coisa incipiente em vários países do mundo”, finaliza Fernando. 

 

Confira outras notícias anteriores sobre o PBIL:

https://www.sbpc.org.br/pt/noticias-e-eventos/noticias/1087-relatorio-consolidado-de-indicadores-laboratoriais-de-2022-esta-disponivel

 

https://www.sbpc.org.br/pt/noticias-e-eventos/noticias/652-sbpc-ml-e-controllab-divulgam-artigo-com-os-resultados-do-programa-de-benchmarking-e-indicadores-laboratoriais

 

https://www.sbpc.org.br/pt/noticias-e-eventos/noticias/729-sbpc-ml-controllab-e-matrix-selam-alianca-para-impulsionar-o-benchmarking-laboratorial