A SBPC/ML participou do Índice de Engajamento de Associações e Sociedades de Classe  2024, um estudo de referência global do setor associativo realizado pela MCI. O Índice avalia o desempenho, a força dos relacionamentos e os resultados das estratégias de engajamento sob a perspectiva dos associados e clientes das instituições, proporcionando uma compreensão ampla e abrangente.

Por meio dessa abordagem, as instituições podem analisar seu desempenho comparativamente a outras entidades similares em diversos setores, além de desenvolver novas estratégias para impulsionar tanto o engajamento quanto a performance financeira. 

Cinquenta e oito (58) associações participaram do Association Engagement Index 2024, gerando mais de 15.800 respostas de membros, clientes e stakeholders em 120 países.  Responderam 354 membros da SBPC/ML e 321 clientes. 

Em nosso índice de engajamento, que mede desempenho geral, benefício e preferência, tivemos a pontuação 85, numa escala que vai de -50 a +150. Nossa pontuação é classificada como moderado (75-99) e a média dos demais participantes é de 88 pontos. Cerca de 36% dos participantes atingem engajamento muito forte e 28%, fraco. Moderado é o resultado de 12% dos participantes. 

Nosso Net Promoter Score (NPS), que mostra a probabilidade de recomendação da associação, atingiu 49 pontos. A média dos participantes é de 33. 61% dos nossos participantes são promotores, 28% neutros e 12% detratores. 


Pontos Fortes

O relatório detalha os principais pontos fortes da SBPC/ML, destacando três áreas em que a Sociedade se sobressaiu, dentre 12 avaliadas: 

Reputação - 95% deram nota 4 ou 5 (sendo 5 a maior nota, de excelente)

Experiência no assunto -  93% deram nota 4 ou 5

Conteúdo relevante -  89% deram nota 4 ou 5


Áreas de otimização

O relatório detalha os 3 atributos com menor percentual de participantes que deram nota 4 ou 5 e podem ser vistos como oportunidades de melhoria: 

Benefícios, produtos e serviços que correspondem às minhas necessidades e às da minha empresa - 75% deram nota 4 ou 5 (sendo 5, maior concordância)

Proporciona oportunidades de envolvimento presenciais - 74% 

Custo-benefício - 68%

A frequência de acesso a conteúdo, seja através da leitura de boletins informativos, blogs ou publicações, ou assistindo a webinars é a seguinte: 

No mínimo uma vez por semana – 17%

No mínimo uma vez ao mês – 54% 

No mínimo uma vez ao trimestre – 20%

No mínimo uma vez ao ano – 7%

Com menos frequência/nunca – 2%

A frequência de engajamento ativo, envolvendo-se em forças-tarefa ou grupos de interesse especial, participando de reuniões, treinamentos e eventos, ou conectando-se com outros membros da comunidade: 

No mínimo uma vez por semana – 4%

No mínimo uma vez ao mês – 18% 

No mínimo uma vez ao trimestre – 19%

No mínimo uma vez ao ano – 34%

Com menos frequência/nunca – 25%


Avaliação das oportunidades de engajamento: 

Sobre o interesse em contribuir mais ativamente para o desenvolvimento de conteúdo, programas ou estratégias – 38% dos participantes têm muito interesse; 33 têm interesse; 15% têm médio interesse. 

77% dos respondentes deram nota 4 ou 5 (numa escala de 1 a 5, sendo 5, muito interesse) para a atividade de acesso a conteúdos (por exemplo, ler boletins informativos, blogues ou publicações, assistir a webinars). 

71% dos respondentes deram nota 4 ou 5 para o interesse em participar em programas ou atividades de networking (por exemplo, participar em eventos presenciais ou virtuais, comentar em discussões online)

66% deram nota 4 ou 5 para o interesse em colaborar e compartilhar competências profissionais com a comunidade

51% deram nota 4 ou 5 para o interesse em influenciar a direção da associação e ajudar a promover sua missão e meta


Para a diretora de Comunicação da SBPC/ML, Annelise Correa Wengerkievicz Lopes, a pesquisa forneceu insights valiosos. “Enxergarmos nossos pontos mais fortes e também onde temos a oportunidade de fazer melhorias. Ainda que nem sempre possamos nos comparar igualitariamente com outras Sociedades Médicas, em função da diferença de porte, e de recursos, buscamos extrair os melhores dados que irão nos nortear rumo ao crescimento que desejamos”, afirmou.