Evento apoiado pela IFCC comprova que os laboratórios brasileiros apresentam maior presença na utilização de indicadores da qualidade
O 2024 Conference da Canadian Society of Clinical Chemists (CSCC), realizado em Quebec, Canadá, nos dias 17 e 18 de junho, revelou a situação existente quanto ao uso de indicadores laboratoriais de qualidade em diferentes países. As discussões levaram em consideração as particularidades existentes nos diferentes sistemas de saúde onde os laboratórios estão inseridos. No entanto, foi comprovado que o Brasil é o país com números mais elevados de participação em comparação aos outros, fruto de um trabalho iniciado pela SBPC/ML e a Controllab em 2005 por meio da plataforma Metricare, anteriormente denominada Programa de Benchmarking de Indicadores Laboratoriais (PBIL).
Dr. Wilson Shcolnik, patologista clínico, ex-presidente e atual diretor de relações institucionais da SBPC/ML demonstrou a experiência da plataforma brasileira de indicadores no simpósio. Além do Dr. Wilson, que contou com a participação do ex-presidente e médico membro da SBPC/ML Dr. Alex Galoro e de Fernando Berlitz, gerente de indicadores da Controllab e membro da Comissão de Acreditação do PALC da SBPC/ML, na sua apresentação na mesa do Working Group Laboratory Errors and Patients Safety (WG-LEPS), também expuseram seus trabalhos Pieter P. Vermeersch, da Bélgica, Sohini Neogi, da Índia.
A plataforma Metricare, foi criada em 2005, pela SBPC/ML em parceria com Controllab, empresa brasileira de controle da qualidade laboratorial. Essa plataforma visa apoiar a melhoria contínua dos processos laboratoriais e promover o aumento da eficiência e produtividade dos laboratórios. Por conta do sucesso desse programa, a SBPC/ML e Controllab receberam um convite da CSCC para mostrar a experiência brasileira. De acordo com Shcolnik, a Metricare conta atualmente com mais de 390 laboratórios em 17 países.
Metricare é uma plataforma que apoia o processo das acreditações, como o PALC, da própria SBPC/ML, e a certificação ISO 15189. Adicionalmente, na conferência do Canadá, demonstramos aos participantes que a participação ativa dos laboratórios na nossa plataforma (laboratórios que enviam dados mensais à plataforma de forma ininterrupta) está atualmente em 55%, índice muito superior ao de qualquer outro programa comparativo de indicadores laboratoriais no mundo
As reuniões de trabalho realizadas pelo grupo de trabalho WG-LEPS da IFCC, das quais participaram ativamente os três representantes brasileiros), serviram de palco para discussões sobre mecanismos que estimulem a participação de mais laboratórios e possibilidades de cooperação internacional. A SBPC/ML e Controllab apresentaram uma proposta indicando possibilidade de interoperabilidade, utilizando padrões e início de um programa piloto para avaliação dessa experiência. Foram discutidos também a definição de grupos de indicadores essenciais, algo que será publicado em breve. Adicionalmente, tivemos ainda a oportunidade de apresentar um projeto pioneiro que a plataforma Metricare está realizando atualmente, com um piloto para validação de novos indicadores de Microbiologia. Reuniões bimestrais de atualização desse projeto serão realizadas a partir de setembro.