A Academia Nacional de Medicina celebrou 195 anos de excelência e a SBPC/ML marcou presença nesse marco tão importante. O patologista clínico Dr. Eduardo Emery representou a entidade na cerimônia especial, realizada na última semana, no Rio de Janeiro. A presença do Dr. Emery destaca o compromisso contínuo da SBPC/ML com a excelência e a colaboração na medicina.

Desde a chegada dos convidados até a entrega dos Prêmios Acadêmicos, a cerimônia de aniversário da Academia Nacional de Medicina foi marcada pela fraternidade. A presidente da ANM, Eliete Bouskela, abriu o evento com uma fala inspiradora, destacando que os eleitos para a Academia fazem parte de um grupo coeso, composto pelos melhores cérebros que trabalham pela saúde dos brasileiros, e que a longevidade notável da ANM deve-se à combinação de história e modernidade.

Vários prêmios acadêmicos foram entregues em reconhecimento ao trabalho excepcional de médicos e pesquisadores da Academia, ressaltando a importância do avanço científico e da excelência na prática médica, reforçando o nosso compromisso com a saúde e a medicina no Brasil.

A história da Academia Nacional de Medicina confunde-se com a história do Brasil e é parte integrante e atuante na evolução da prática da medicina no país. Fundada sob o reinado do imperador D. Pedro I, em 30 de junho de 1829, mudou de nome duas vezes, mas seu objetivo mantém-se inalterado: o de contribuir para o estudo, a discussão e o desenvolvimento das práticas da medicina, cirurgia, saúde pública e ciências afins, além de servir como órgão de consulta do Governo brasileiro sobre questões de saúde e de educação médica.

Desde a sua fundação, seus membros se reúnem toda quinta-feira, às 18 horas, para discutir assuntos médicos da atualidade, numa sessão aberta ao público. Esta reunião faz da Academia Nacional de Medicina a mais antiga e única entidade científica dedicada à saúde a reunir-se regular e ininterruptamente por tanto tempo. A Academia também promove congressos nacionais e internacionais, cursos de extensão e atualização e, anualmente, durante a sessão de aniversário, distribui prêmios para médicos e pesquisadores não pertencentes aos seus quadros.

 

Outras informações podem ser obtidas pelo site https://www.anm.org.br/.

 

Na foto, Dr. Eduardo Emery ao lado da atua presidente da Academia, Dra. Eliete Bouskela, após a cerimônia.