Reunindo cerca de 100 convidados, entre médicos patologistas clínicos, profissionais da saúde ligados à Sociedade e representantes de entidades do setor, um jantar especial foi realizado no dia 27 de junho, no Hotel Intercontinental, em São Paulo. 

Em seu discurso de abertura, o presidente da SBPC/ML, Alvaro Pulchinelli, lembrou o quanto o universo laboratorial vem mudando. Em 1921, havia 70 exames e hoje são mais de 3500 exames em uso no Brasil. “Passamos de um processo artesanal, na década de 40, quando surgimos, há oitenta anos, para um laboratório industrial, automatizado, e sem afastar os pacientes e médicos.  Ao contrário, hoje temos muito mais acesso à Saúde”, lembrou.

Contrariando o pensamento do Sygmund Bauman, de que a modernidade e as mudanças tornaram a sociedade mais líquida, com menos relacionamentos e situações densas e perenes, Álvaro encantou a todos ao dizer que na Saúde e em especial na Medicina Laboratorial, com muito empenho e dedicação, as novas tecnologias, apoiadas em muita ética (algorética), trouxeram adaptações muito positivas aos novos tempos. “Evoluímos com as crises e aprendemos cada vez mais como cuidar melhor da vida humana”, disse. 

O ex-presidente e atual presidente do Conex, Fabio Brazão, aproveitou o momento para fazer muitos agradecimentos e em especial a cada ex-presidente, por tudo o que dedicaram à sociedade. “Muitos deixaram a família, o trabalho, a casa, para se dedicar ao trabalho da nossa sociedade. Então reforço nosso muito obrigado por essa parceria. Agradeço a nossa medicina laboratorial, que melhora a cada dia o nosso país. A nossa especialidade médica faz diferença na vida das pessoas e isso é o mais importante que a gente acompanha. O avanço tecnológico, com trabalho, humildade e ajudando a diagnosticar e salvar a vida das pessoas. Parabéns pelos 80 anos da nossa SBPC/ML”, discursou.

Carlos Eduardo dos Santos Ferreira, diretor de Acreditação e Qualidade, lembrou da importância do PALC, da qualidade dos exames, uma preocupação que já vem de quase 25 anos. “É importante valorizar cada vez mais a qualidade dos laboratórios, da norma. É realmente uma satisfação muito grande saber que a medicina laboratorial do país é uma das referências de laboratório no mundo todo. A gente tem representantes de várias empresas do país lá fora, eu acho que é importante destacar a qualidade e cada vez mais trazer os órgãos regulatórios e mostrar a importância da qualidade no exame do laboratório, sempre pensando que dentro daquela amostra tem um paciente que precisa de um resultado adequado”, disse. 

Representando a Associação Médica Brasileira, Maria Rita de Souza Mesquita, parabenizou a todos e disse que é um prazer estar ali para falar da importância da especialidade. “Vocês estão sempre voltados ao aconselhamento científico, a valorização dos profissionais da especialidade, e o mais importante: sempre preocupados com as novas tecnologias para ajudar todas as outras especialidades em seus diagnósticos, e proporcionando grande melhoria na atenção da saúde da população. Agradeço em nome da AMB essa homenagem”, disse ela após receber uma placa comemorativa.

Carlos Eduardo Gouvea, presidente executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) também foi homenageado e disse que é uma grande honra compartilhar os 32 anos de existência da entidade com a SBPC/ML. “Construímos um mundo melhor, realmente de transformação, como dito pelo Alvaro, em que o papel do diagnóstico é cada vez mais valorizado e reconhecido. O nosso desafio é levar o acesso a mais pessoas e sobretudo, das terapias mais avançadas. Agradecemos a parceria e desejamos muito sucesso nos próximos 80 anos, e sempre ao nosso lado”.  Em seguida, Alvaro Pulchinelli reforçou a importância da CBDL na inserção dos novos testes no país, cuja parceria com a SBPC/ML permite a avaliação crítica da entrada dos novos testes no mercado. 

Outros homenageados da noite foram o presidente da Controllab, Vinicius Biasoli; Wilson Shcolnik, membro do Conselho da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), representando Cesar Nomura; José Luiz Gomes do Amaral, representando o secretário de Saúde, Eleuses Paiva; e também foram homenageados dois renomados médicos patologistas clínicos presentes no evento e que representam muito da história da especialidade: Marilene Rezende Melo, ex presidente da SBPC/ML e o professor Adagmar Andriolo, aplaudido de pé para receber o carinho da plateia. 

Andriolo lembrou que para ele é uma felicidade enorme que presidentes e ex-presidentes da SBPC/ML foram seus alunos da Escola Paulista de Medicina. “É com um sentimento de missão cumprida que eu recebo essa homenagem. Agradeço à Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, e em particular à professora Marilene Mello, que me acolheu, participou do meu exame de título de especialista, ela e o professor Evaldo Mello, que são realmente as pessoas que devem ser homenageadas em nome da sociedade brasileira. Muito obrigado”. 

Marilene finalizou as homenagens lembrando que foi presidente em duas gestões, mas queria também homenagear seu marido, Evaldo Melo, que fez a primeira sede da SBPC/ML e a parceria com a Controllab. Lembrou também o quanto as mulheres são bem-vindas e felizes na Sociedade e deixou seu estímulo para que mais mulheres participem. “Somente eu e Paula Távora fomos presidente. Precisamos que mais mulheres ocupem esta posição”.

No final da cerimônia, Alvaro Pulchinelli agradeceu também a toda a equipe da SBPC/ML. E os convidados participaram de um parabéns à SBPC/ML. 

Confira neste link as fotos.