Cerca de 30 médicos participaram do Curso de Capacitação como Médico Revisor de Exames Toxicológicos, realizado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) no dia 29 de junho de 2024, na Associação Médica Brasileira (AMB), em São Paulo. Confira abaixo a lista dos médicos aprovados. 

De acordo com o presidente da SBPC/ML, Dr Alvaro Pulchineli Junior, o curso foi idealizado par atender as necessidades da legislação sobre uso de drogas de abuso no ambiente de trabalho, bem como para motoristas que desejam tirar ou renovar a carteira nacional de habilitação (CNH)  C, D, cujo exame voltou a ser exigido na renovação recentemente e na avaliação profissional de motoristas. 

“Na aviação civil, por exemplo, é exigido testar substâncias psicoativas para setor aeronáutico, nos trabalhadores diretamente envolvidos com a segurança operacional de vôo. Os médicos especializados fazem avaliação do uso de substância ilícitas ou contra indicadas. Mas ao mesmo tempo, substâncias como calmantes podem ser usados de forma lícita, adequada e também esses casos devem ser supervisionados pelo médico. Nesse curso, tivemos casos práticos abordando esses exemplos. Há casos em que as pessoas também contestam os exames que deram um resultado positivo e os médicos que atuam nesse segmento, avaliam se a contestação tem fundamento ou não. Esses profissionais formados agora sabem todos os princípios, como são feitos os exames, a fase pré-analítica, análise, coleta, envio e liberação de resultados”, explicou Alvaro.  

Os médicos certificados recebem um certificado que comprova estar habilitado nessa função.

Para a médica Luisane Vieira, que trabalha em laboratório de apoio que disponibiliza o exame toxicológico de larga janela de detecção para milhares de laboratórios clientes pelo país, a formação foi excelente. “Como médica patologista clínica formada antes da atual legislação que tornou este exame compulsório para os motoristas profissionais, descobri um "gap" na minha formação. O curso de Médico Revisor foi muito oportuno e contou com excelentes profissionais da área. Para mim, desmistificou bastante a questão da revisão dos resultados positivos, e percebi que o médico patologista clínico, se assim desejar e se complementar os seus conhecimentos, pode atuar nesta área com proveito. Afinal, compreendemos os conceitos de interferentes e de falsa positividade, e podemos estudar os métodos analíticos usados. É, sem dúvida, uma nova área de atuação que se abre para nós”, disse. 

Leonardo Vasconcellos acrescentou que o curso foi importante pra mostrar o papel do patologista clínico como revisor de exames toxicológicos, área que têm ganhado um aumento de visibilidade, e uma importância muito grande nos laboratórios.

“Alguns já são credenciados com relação a isso, mas como a demanda está crescendo, tem que ter novos laboratórios capacitados com o profissional, não só para realizar o exame, para coletar, realizar o exame, e principalmente profissionais para liberar o laudo. E o curso foi super bem estruturado. Na parte pré-analítica, de como é que colhem as amostras biológicas, falamos de teste capilar, para as amostras colhidas no cabelo, porque as substâncias ficam um tempo maior, de 30 dias a 120 dias após a exposição ao uso da droga. Vimos como deve ser a coleta, de como é que se orienta, como é que armazena a amostra, como é que faz o transporte, a identificação, o preparo dela antes de realização, a técnica de diferentes testes como os sorológicos e testes por espectrometria de massa.  Quais substâncias são dosadas, o ponto de corte, para falar se realmente houve o uso ou não, se é teste reator ou não reator. É falamos do laudo, o que tem que ser feito na criação dos resultados. Falamos de contra prova, pois tem que colher duas amostras. Então, caso o resultado seja judicializado, principalmente pelo dono da amostra, tem essa segunda amostra que foi colhida. Um excelente curso que recomendo caso venham novas oportunidades!”, finalizou.


Confira abaixo os participantes aprovados:

Aline Maria Gomes Veludo
Ana Laura Arroyo Teixeira
Caio Pupin Rosa
Claudia Dambroski Partel
Cleide de Oliveira Weingrill Sabino
Daisy de Souza Araujo
Denis Neves Fróes
Fábio Vasconcellos Brazão
Guilherme Ferreira de Oliveira
Guilherme Santarosa Barbudo
Ian Mikardo Lima Feitosa
Julio Cesar Lemes Macedo
Laura de Barros Manes
Leonardo de Souza Vasconcellos
Luciana Ferreira Franco
Luísa Leite Lacerda Ferreira
Luisane Maria Falci Vieira
Maria Gabriela de Lucca Oliveira
Nilo José Coelho Duarte
Ricardo Villela Bastos
Thales Gouveia Limeira