Projeto-piloto inclui indicadores em microbiologia para aprimorar a eficiência e a segurança nos laboratórios clínicos

 

SBPC/ML e a Controllab, parceiras no módulo laboratorial dos indicadores, estão mais uma vez à frente na gestão dos dados que proporcionam melhoria contínua em benefício da segurança dos pacientes, com o lançamento do projeto-piloto de indicadores em microbiologia laboratorial. Esta iniciativa, que teve início no mês de junho, surge como um desdobramento do 1º Fórum de Indicadores em Microbiologia Laboratorial, realizado em novembro de 2023, consolidando o compromisso contínuo das instituições com a qualidade e eficiência no setor de saúde.

O fórum reuniu especialistas renomados, empresas do setor e de tecnologia, com o objetivo de desenvolver uma proposta abrangente de indicadores. Durante o evento, um grupo de microbiologistas com atuação em serviços laboratoriais de referência no Brasil colaborou voluntariamente na elaboração dessa proposta, demonstrando a importância e o impacto desse trabalho para a medicina laboratorial.


Indicadores em microbiologia laboratorial

A Microbiologia desempenha um papel de extrema importância no cenário clínico ao fornecer informações essenciais para a conduta médica e os tratamentos dos pacientes. Sua eficiência impacta na satisfação de todos os envolvidos, contribuindo para a reputação e a sustentabilidade dos laboratórios.

A proposta desses novos indicadores visa fortalecer a gestão da microbiologia nos laboratórios clínicos, fornecendo dados que auxiliem no monitoramento detalhado das estratégias, processos e recursos, apoiando assim a tomada de decisões e a promoção da excelência na área.


Lançamento do projeto-piloto

Com base nas deliberações do Fórum e nas sugestões do Comitê Técnico de Microbiologia da SBPC/ML, 15 novos indicadores foram priorizados para essa primeira fase de piloto, e estão disponíveis na Metricare. Os usuários da plataforma no Brasil são convidados a enviar dados para esses indicadores e contribuir para essa importante iniciativa, aprimorando também a sua gestão de microbiologia. As categorias de indicadores incluem gestão de recursos financeiros, humanos, de clientes, processos pré-analíticos, analíticos e pós-analíticos, indicadores demográficos e gestão de equipamentos.

Um dos destaques deste projeto-piloto são os indicadores epidemiológicos, que representam uma abordagem inovadora para o setor de saúde. Entre eles, incluem-se indicadores que abordam a resistência em hemoculturas e cultura de vigilância, bem como a positividade de hemoculturas em pacientes internados. Esses indicadores têm o potencial de apoiar não apenas os laboratórios, mas todo o ecossistema de saúde, fornecendo insights valiosos para a prevenção e controle de infecções.


Benefícios esperados e próximos passos

Os novos indicadores em microbiologia visam melhorar a eficiência operacional dos laboratórios e assegurar resultados mais precisos e confiáveis para os pacientes.

Após o período do piloto, os resultados serão avaliados pelos Comitês Técnicos de Microbiologia e de Indicadores da SBPC/ML. As conclusões serão compartilhadas com todos os participantes da iniciativa, apoiando a tomada de decisões na área da microbiologia laboratorial e promovendo a sustentabilidade do setor de saúde.

A iniciativa contou com o apoio das empresas BDSarstedt e Plastlabor, que contribuíram com o patrocínio  do fórum de discussão do projeto, evidenciando o seu compromisso com a inovação e a melhoria da qualidade na microbiologia laboratorial. As empresas de tecnologia Karyon ConsultoriaHTS High Tech SystemsMatrix Sistemas e TCM Informática também participaram do fórum, acrescentando discussões sobre a captura automática de dados da área, visando maior eficiência e segurança das informações.


Quer conhecer mais sobre a iniciativa e participar desses e outros indicadores que promovem a segurança do paciente e a sustentabilidade das organizações de saúde? Fale agora via WhatsApp com um dos especialistas: +55 21 97901 0310.