Participação tem vagas limitadas

A programação do 2º Congresso Brasileiro de Informática Laboratorial (2º CBIL) inclui visitas guiadas a data centers de centros de pesquisas e a instituições na cidade do Rio de Janeiro. Entre eles estão o Centro de Pesquisas Global no Brasil, da GE, e o Centro de Pesquisas Richard J. e Maureen E. Egan, da EMC, ambos na Cidade Universitária da UFRJ, na Ilha do Fundão. Também está prevista visita ao Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro (COR), no bairro Cidade Nova.

O primeiro na América Latina — há três nos EUA, quatro na Ásia e um na Europa —, o Centro de Pesquisas da GE no Brasil conta com 130 pesquisadores e engenheiros, do total de 160 empregados, que atuam nas áreas de petróleo e gás, energia, água, transportes aéreo e ferroviário, internet industrial e saúde. Nesta, o trabalho é voltado principalmente para desenvolver tecnologias que permitam otimizar recursos humanos e materiais do sistema de saúde brasileiro.

Laboratório

Localizado no Parque Tecnológico da UFRJ, conta com cerca de 20 pesquisadores que se dedicam a estudos e desenvolvimento em Big Data e Analytics aplicados às áreas de saúde, óleo e gás, entretenimento, telecomunicações e finanças. Além das instalações no Brasil, a EMC tem unidades nos EUA, Cingapura, China, Holanda, Rússia, França, Índia, Irlanda, Israel e Holanda.

Na visita, os congressistas poderão conhecer o laboratório que, segundo a empresa, reúne o que há de mais moderno e avançado em tecnologias desenvolvidas pela EMC, além de conhecer o portfólio de soluções.

Olhos atentos

No bairro da Cidade Nova, perto do Centro de Convenções SulAmérica, fica o Centro de Operações Rio, o COR, como é mais conhecido. Em suas instalações 30 órgãos monitoram, sem parar, o dia a dia da cidade e integram todas as etapas de um gerenciamento de crise, desde a antecipação, redução e preparação, até a resposta imediata às ocorrências, como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito.

Além das informações em tempo real das concessionárias e órgãos públicos, o COR recebe imagens de 560 câmeras instaladas pela cidade. Todos os dados são interconectados para visualização, monitoramento e análise na Sala de Controle, em um telão com 80 metros quadrados. Mais de 400 profissionais se revezam em três turnos no monitoramento da cidade. Em caso de ocorrência, é possível acionar rapidamente os órgãos competentes para cada tipo de situação.

As visitas guiadas estão programadas para o dia 29 de setembro e são uma atividade exclusiva para os congressistas inscritos regularmente no 2º Congresso Brasileiro de Informática Laboratorial (2º CBIL). Os visitantes serão divididos em grupos com vagas limitadas. Cada grupo visitará um dos locais oferecidos. Para garantir a vaga é preciso escolher o local da visita quando for retirar o material de congressista na secretaria do congresso, no Centro de Convenções SulAmérica. A programação poderá ser alterada por motivos operacionais ou por solicitação da instituição ou empresa a ser visitada.

Mais informações sobre o 2º Congresso Brasileiro de Informática Laboratorial (2º CBIL) em cbpcml.org.br.