Composteira transforma resíduos orgânicos em adubo

Uma das ações de sustentabilidade do 50º Congresso da SBPC/ML é o uso de uma unidade de compostagem, que realiza processo biológico de reciclagem de resíduos orgânicos, em que micro-organismos, como fungos e bactérias, atuam na degradação da matéria orgânica. O resultado é a produção de adubo orgânico para plantas. Durante o congresso o público poderá conhecer a unidade de compostagem e receber informações detalhadas sobre o funcionamento.

Outro protagonista das ações de sustentabilidade é o Carbonômetro, usado há vários congressos da SBPC/ML.

Em uma tela são mostrados, em tempo real, números que apresentam as emissões de gases de efeito estufa produzidos pelo congresso e que são neutralizados.

Através do Manual do Expositor, as empresas que participam da Exposição Técnico-científica receberam orientações sobre a construção de estandes sustentáveis e o uso de materiais que podem ser reciclados ou reaproveitados. Este ano, os expositores que comprovarem que seus estandes e suas ações são completamente sustentáveis, desde a montagem até a desmontagem final, serão avaliados pela ContruAmbiental e poderão receber um selo especial

ConstruAmbiental é a empresa contratada pela SBPC/ML para gerenciar os processos de sustentabilidade do congress

As ações da SBPC/ML com o objetivo de tornar seus congressos sustentáveis começaram no 45º Congresso, em2011, em Florianópolis. Desde então, vem sendo aplicada a Norma ABNT ISO 20121:2012 – Requisitos de um Sistema de Gestão para a Sustentabilidade de Eventos, orientações para os expositores montarem estandes sustentáveis e para todos os participantes do congresso usarem os recipientes de coleta seletiva localizados em pontos estratégicos do centro de convenções.

Mais informações sobre o 50º Congresso da SBPC/ML em cbpcml.org.br.