Créditos de carbono são aplicados em indústria no interior de SP

A SBPC/ML neutralizou 100% do total de emissões estimadas de gases de efeito estufa (CO2) durante o 50º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, realizado de 27 a 30 de setembro de 2016, no Rio de Janeiro.

O volume neutralizado é de 439.410,8 kg de CO2 e corresponde ao deslocamento de veículos aéreos e terrestres para transporte de materiais, equipamentos, membros da organização, palestrantes, expositores, funcionários e participantes. O certificado é assinado pela Neutralize Carbono.

Os créditos de carbono correspondentes foram aplicados na substituição de óleo combustível por gás natural — combustível mais limpo — usado pela empresa Solvay, que produz monômero de PVC no município de Santo André (SP). Segundo o relatório, essa iniciativa possibilitou que outras empresas da região também pudessem usar gás natural.

Créditos de carbono

Um crédito de Carbono (CER) corresponde a 1 tonelada de CO2 que deixou de ser emitida para a atmosfera por projetos validados, aprovados e registrados, verificados e certificados pela UNFCCC, órgão da Organização das Nações Unidas para questões do clima. A neutralização das emissões é feita através da alocação definitiva de créditos de carbono na mesma proporção do total de emissões contabilizadas.

Desde o 45º Congresso, em 2011, a SBPC/ML tem trabalhado para fazer de seus congressos eventos sustentáveis. São desenvolvidas ações com este objetivo, que incluem a conscientização de todos os participantes, que têm resultado em benefícios para as comunidades da cidade e da região onde é realizado cada congresso. Esse trabalho usa como referência a Norma ABNT ISO 20121:2012.