Evento contou com a participação de diretores da SBPC/ML

Dia 13 de dezembro aconteceu, em São Paulo, o 11º Simpósio de Garantia da Qualidade, organizado pela Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da US (DLC FM-USP), com apoio da SBPC/ML.

Na plateia havia 220 pessoas de 22 cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais e do Distrito Federal. Entre os palestrantes e debatedores participaram dois membros da diretoria da SBPC/ML — Nairo Sumita, diretor Científico, e Maria Elizabete Mendes, Conselho Fiscal.

A programação abordou a garantia de qualidade na automação em hematologia; como efetuar o controle de qualidade em citometria de fluxo; TLR em coagulação: peculiaridades do controle de qualidade; o papel da padronização e da harmonização para a obtenção de resultados confiáveis de hemoglobina glicada; novo programa de indicadores laboratoriais: como gerenciar os novos indicadores de fase analítica?; boas práticas na avaliação de ensaios de proficiência; como interpretar ensaios de proficiência em espectrometria de massas na microbiologia; resultados inadequados da avaliação externa da qualidade: como analisar?; conjugando gestão de riscos e controle de qualidade no laboratório clínico.

Além dos diretores da SBPC/ML, os outros palestrantes foram Nelson Medeiros Jr, Maria Mirtes Sales, Christiane Gouvêa, Luiza Bottino, Adriana Nascimento Carvalho e João Nóbrega Jr.