Publicação é assinada por diretor da SBPC/ML

Perfil lipídico, o mundo precisa mudar. Este é o tema da “Carta ao Editor” enviada ao Journal of Clinical Lipidology, assinada pelo diretor de Ensino da SBPC/ML, Carlos Eduardo Ferreira, por Marileia Scartezini e Carolina França, e publicada online em 20 de fevereiro, com o título em inglês Lipid profile, the world needs to change.

Os autores abordam os principais pontos debatidos na elaboração do Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico, publicado em dezembro de 2016, e instigam a comunidade científica mundial a mudar.

O artigo cita a limitação do uso da fórmula de Fridewald, sugere o uso da fórmula de Martin, e também aborda a flexibilização do jejum para coleta do perfil lipídico.

“Quem fica habitualmente 12 horas sem se alimentar? O ideal é manter o estado metabólico habitual para coleta de sangue”, diz o diretor da SBPC/ML.

O texto menciona ainda a utilização dos alvos terapêuticos para LDL-C e colesterol não HDL, de acordo com o risco cardiovascular do paciente.

“Este risco deve ser definido pelo médico solicitante”, acrescenta o patologista clínico.

Os autores concluem o artigo informando sobre a publicação, em dezembro do ano passado, do Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico.

O acesso ao texto completo é aberto para assinantes de Journal of Clinical Lipidology.

Mais informações sobre o Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico em Jejum para perfil lipídico é flexibilizado.