Até 31 de julho. Prova será dia 25 de setembro, em SP

Estão abertas até 31 de julho as inscrições para a prova de Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (TEPAC) nas categorias Tradicional e Especial. As inscrições podem ser feitas pelo correio (Sedex), em correspondência enviada à SBPC/ML (R. Dois de Dezembro, 78, sala 909, Catete, CEP 22220-040, Rio de Janeiro, RJ).

A prova será no dia 25 de setembro — véspera da abertura do 51º Congresso da SBPC/ML —, a partir da 9h, no Hotel Holiday Inn Anhembi, em São Paulo.

O edital para cada categoria de TEPAC contém os pré-requisitos para se inscrever, os documentos necessários, anexos com as fichas que devem ser preenchidas e enviadas junto com os documentos, os tipos de avaliação que serão aplicadas, o programa da prova e a bibliografia recomendada. Veja no portal da SBPC/ML na seção “Especialização & Residência”, página TEPAC.

Para realizar as provas e obter o título de especialista não é necessário ser associado da SBPC/ML nem da Associação Médica Brasileira (AMB).

Requisitos para a prova de TEPAC

TEPAC Tradicional

Destina-se a médico que comprove registro definitivo e quitação, em 2017, com o Conselho Regional de Medicina, e:

1) Concluiu Residência Médica em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial em programa credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), ou

2) Possui certificado de conclusão de treinamento na especialidade, com duração semelhante ao Programa de Residência Médica, reconhecido pela SBPC/ML, ou

3) Tem graduação em medicina há pelo menos cinco anos, completados até a data da prova do TEPAC 2017, e que possa comprovar atuação efetiva na especialidade em:

– Laboratório de instituição universitária, ou

– Laboratório clínico, com pelo menos 36 meses de atividade direta ou de consultoria específica na especialidade, continuada ou em períodos consecutivos nos últimos cinco anos desde a data da graduação até a data da prova do TEPAC.

TEPAC Especial

Destina-se a médico que comprove registro definitivo e quitação, em 2017, com o Conselho Regional de Medicina, e:

1) Graduou-se em medicina há mais de 15 anos, contados até a data da inscrição no TEPAC, e:

– Tenha completado Programa de Residência Médica em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (três anos) reconhecido pela CNRM, ou

– Tenha estagiado seis anos em tempo integral em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, ou

– Tenha seis anos de atividade comprovada em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial — não se consideram as atividades anteriores à graduação em medicina.

2) Apresentar um documento escrito por Associados Titulares ou Eméritos da SBPC/ML que descreva as atividades profissionais do candidato.