Acesso é livre. Diretor da SBPC/ML é coautor

Está disponível na Biblioteca Digital SBPC/ML a Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose – 2017, publicado pelo Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

O arquivo completo, em “pdf”, está na seção “Publicações” da Biblioteca, com acesso livre. Um dos coautores é o diretor de Ensino da SBPC/ML, Carlos Eduardo Ferreira.

O trabalho de atualização da diretriz anterior, publicada em 2013, começou em janeiro do ano passado, quando o Departamento de Aterosclerose da SBC criou comitê de especialistas, representando a clínica e o laboratório.

Segundo os coordenadores do documento, existem diversos ensaios clínicos e metanálises que demonstram “que o controle das dislipidemias e, em especial, as reduções mais intensivas do Colesterol da Lipoproteína de Baixa Densidade (LDL-c, sigla do inglês low density lipoprotein-cholesterol) têm se associado a importantes benefícios na redução de eventos e mortalidade cardiovasculares”.

Os coordenadores reconhecem a necessidade de estender a estratificação de risco e a definição das metas a pacientes que já se encontrem em tratamento hipolipemiante, e também ampliar a utilização dessa diretriz a não especialistas. Esta medida procura dar maior abrangência aos pacientes.

“Assim, além da proposta de estratificação de risco clássica atualizada, propomos a abordagem do risco cardiovascular também em pacientes sob tratamento hipolipemiante e a utilização de aplicativo para estratificação do risco cardiovascular, definição das metas terapêuticas e sugestão da proposta terapêutica”, apontam os coordenadores da diretriz.