Desde novembro, o diretor Científico da SBPC/ML, Nairo Sumita, é diretor Regional da América do Sul na Associação Mundial das Sociedades de Patologia e Medicina Laboratorial (WASPaLM, na sigla em inglês).
O patologista clínico tomou posse junto com os demais membros da nova diretoria da associação durante o 29º Congresso Mundial da WASPaLM, realizado de 15 a 18 de novembro, em Kyoto, no Japão. A eleição é por aclamação.
O novo presidente é o italiano Roberto Verna, que substitui Masami Murakami, do Japão, que também presidiu o congresso. O mandato da nova diretoria começa em 2017 e termina em 2023 porque o estatuto da WASPaLM prevê reeleição por mais dois biênios sucessivos.
Maria Elizabete Mendes. Luisane Vieira, Masami Murakami, Flavio Alcântara, Marilene Melo e Nairo Sumita
No congresso em Kyoto o Brasil também foi representado pelos patologistas clínicos Marilene Melo (ex-presidente da SBPC/ML e da WASPaLM), Luisane Vieira, Maria Elizabete Mendes e Flavio Alcântara — ele foi homenageado por seu trabalho de representar a WASPaLM junto à IFCC.
Congressos no Brasil
A WASPaLM nasceu em 1947, em Paris, com o nome de International Society of Clinical Pathology (Sociedade Internacional de Patologia Clínica). Em 1969, passou a se chamar World Association of (Anatomical and Clinical) Pathology Societies – WAPS. Pouco depois o nome foi alterado novamente para World Association of Societies of Pathology (Anatomic and Clinical) – WASP.
No congresso mundial de 1999, em São Paulo, organizado pela SBPC/ML, a instituição alterou novamente sua denominação para World Association of Societies of Pathology and Laboratory Medicine (WASPaLM), com o objetivo de mostrar que é uma instituição abrangente.
Os congressos da WASPaLM são itinerantes por diferentes cidades do mundo. No Brasil, já ocorreram em 1978, no Rio de Janeiro, e em 1999, em São Paulo.
Fotos: divulgação