Faleceu no domingo, 18 de março, aos 74 anos, em São Paulo, o médico patologista clínico e hematologista Luiz Gastão Mange Rosenfeld. O velório acontece nesta segunda, 19, das 10h às 14h no Hospital Israelita Albert Einstein (SP). A cerimônia de cremação é às 16h, no Crematório Memorial, R. Suécia, 56 (antiga R. Jorge Balduzzi, 520) Jardim das Oliveiras, município de Embu das Artes, SP – entrada pelo km 275 da Rodovia Régis Bittencourt.
Associado SBPC/ML desde 1972, Gastão Rosenfeld formou-se em 1968 pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Sócio fundador do Centro de Hematologia de São Paulo (CHSP), era especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, pela SBPC/ML, e em Hematologia, pela Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (atual Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular), da qual foi presidente e participava do Conselho Deliberativo.
De 1972 a 1988, foi diretor do laboratório do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Entre 1977 e 2001, coordenou o laboratório do Hospital Albert Einstein (HIAE). De 2001 a 2010, foi vice-presidente médico do Diagnósticos da América (DASA). Também coordenou a Câmara Técnica da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed).
Atualmente era diretor de Relações Institucionais do DASA, membro da Mesa Administrativa do Conselho do HIAE e consultor da Câmara Técnica de Análises Clínicas e de vários outros grupos de trabalho na Abramed.
Foi a conferências em vários congressos da SBPC/ML e, em 2017, presidiu o 3º Congresso Brasileiro de Informática Laboratorial (3º CBIL).
Foto: Rodrigo Augusto