A SBPC/ML e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) lançam a versão atualizada (2018) do Posicionamento Oficial de Intervalos de Referência de Vitamina D – 25(OH)D.
O documento completo pode ser baixado em “pdf” na Biblioteca Digital SBPC/ML, seção “Publicações”.
“Na versão 2018 houve a inclusão de três patologias no item 2 (Grupos de risco para Hipovitaminose D e que se beneficiam com a manutenção de valores entre 30 e 60 ng/mL): Neoplasias Malignas, Sarcopenia e Diabetes”, explica o diretor de Ensino da SBPC/ML, Carlos Eduardo Ferreira, que participou da elaboração das duas versões do documento.
As duas últimas patologias também foram incluídas no item 7 (Intervalos de referência: 25(OH)D).
Ele acrescenta que nesse mesmo item estão separadas três indicações para as quais a dosagem está indicada, mas não existem evidências para a manutenção dos valores entre 30 e 60 ng/mL: indivíduos que não se expõem ao sol ou que tenham contraindicação à exposição solar; obesidade; e indivíduos com pele escura.
No item 5 (Diagnóstico laboratorial), em que são apresentados os métodos para mensuração da 25(OH)D, foi acrescentado na explicação sobre ensaios competitivos que aceita-se “variação de até 2,15%, considerando a imprecisão e exatidão do ensaio em relação aos métodos de referência”.
“Procuramos alertar aos clínicos que existem variações de aproximadamente 20% que podem justificar resultados diferentes entre diferentes laboratórios”, justifica Ferreira.
Os autores do Posicionamento Oficial de Intervalos de Referência de Vitamina D – 25(OH)D estão relacionados na página 2 do documento. A página 8 apresenta as referências utilizadas na elaboração do documento.