A falta de combustível de aviação em aeroportos, provocada pela greve dos caminhoneiros, tem prejudicado o transporte de amostras biológicas destinadas a exames de alta complexidade.

Nesta quinta-feira, 24, antes de o Governo Federal anunciar o acordo com os grevistas, a SBPC/ML, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) enviaram carta em conjunto para Avianca, Azul, Gol, Latam e Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) – entidade de classe das companhias aéreas – relatando problemas no embarque e transporte dessas amostras e solicitando que recebam prioridade, para não haver prejuízo no tratamento de pacientes em grave estado de saúde.

Leia abaixo o texto da carta, que é assinada pelo presidente da SBPC/ML, Wilson Shcolnik, da SBAC, Luiz Fernando Barcelos, e da Abramed, Claudia Cohn.

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED) representam os profissionais e os laboratórios clínicos no Brasil.

A SBPC/ML, a SBAC e a ABRAMED estão preocupadas com os efeitos da greve dos caminhoneiros na aviação civil, e os consequentes atrasos e cancelamentos de voos, que têm impactado diretamente no transporte de amostras biológicas de pacientes em grave estado de saúde, que necessitam de exames laboratoriais de alta complexidade realizados apenas em grandes centros do País (por exemplo, pacientes oncológicos e com doenças crônicas, entre outros).

O transporte de amostras biológicas para exames laboratoriais ocorre rotineiramente, sempre atendendo a legislação em vigor e as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Os resultados dos exames são fundamentais para que os médicos que os solicitaram possam decidir qual a conduta clínica e o tratamento mais adequados a seus pacientes.

Muitas amostras biológicas têm prazo de validade limitado, e se este for ultrapassado, inviabilizará a realização do exame e comprometerá a saúde do paciente.

Diante dessa situação, a SBPC/ML, a SBAC e a ABRAMED solicitam à [nome da cia. aérea] meios para que sejam tratados com prioridade o embarque e o transporte das referidas amostras biológicas.

Certos de contar com sua atenção, subscrevemo-nos.

Cordialmente,

 

    Wilson Shcolnik                                Luiz Fernando Barcelos                   Claudia Cohn

Presidente da SBPC/ML                       Presidente da SBAC                 Presidente da ABRAMED