A SBPC/ML apoia o Manifesto dos Médicos em Defesa da Saúde do Brasil, divulgado à Nação e aos candidatos às eleições gerais de 2018, com propostas para melhorar a assistência e o bem-estar dos brasileiros.

O documento é assinado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Federação Médica Brasileira (FMB), Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), e tem o apoio de entidades médicas.

O Manifesto contém 39 itens, reunidos em cinco temas:

– Defesa do ato médico e dos direitos individuais em Saúde

– Interiorização da Medicina e Trabalho Médico

– Ensino e Residência Médicos de qualidade

– Melhoria urgente da Infraestrutura e condições de trabalho e atendimento – Fortalecimento do Financiamento, gestão e controle do SUS

– Fim do desequilíbrio na relação com as operadoras de planos de saúde

O Manifesto conclui:

“Os médicos representados pelas suas entidades no XIII Encontro Nacional de Entidades Médicas reiteram seu compromisso ético com a população brasileira e colocam à disposição dos candidatos às Eleições Gerais de 2018 sua pauta de reivindicações para que não seja ainda mais agravada a crise da assistência à saúde.

Espera-se, assim, respostas e soluções aos problemas que comprometem os rumos da saúde e da Medicina. Com esse Manifesto, a categoria oferece contribuição para combater a desigualdade, promover o acesso universal aos serviços públicos e estabelecer condições dignas de trabalho e remuneração para os médicos e atendimento à população.