Membros do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia e renomados especialistas do Brasil reuniram-se com o objetivo de descrever de forma clara e objetiva as melhores informações científicas disponíveis sobre FCS (Síndrome da Quilomicronemia Familiar ) para aprimorar a prática clínica.

Com a participação dos patologistas clínicos Dr. Carlos Eduardo dos Santos Ferreira, Gustavo Aguiar Campana e Natasha Slhessarenko Fraife Barreto, o Posicionamento Brasileiro sobre Quilomicronemia Familiar tem como objetivo conscientizar os profissionais de saúde sobre as características peculiares dessa síndrome e ajudá-los a reconhecer precocemente os sinais e sintomas e desenvolver uma abordagem adequada. 

A Síndrome da Quilomicronemia Familiar é uma forma grave de dislipidemia caracterizada por múltiplos sinais e sintomas associados à deficiência da lipoproteína lipase ou de um de seus cofatores, levando ao comprometimento do metabolismo dos triglicerídeos. O conhecimento dessa condição ainda é limitado, muitas vezes contribuindo para o diagnóstico tardio quando as complicações já se instalaram. 

Confira nesse link o documento Brazilian Position Statement for Familial Chylomicronemia Syndrome – 2023