Ferramenta permite consultar dados recebidos pelo TISS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou uma nova versão do D-TISS, que permite a consulta interativa sobre exames, consultas e cirurgias realizados por beneficiários de planos de saúde. Com ele, é possível visualizar a quantidade e o valor médio praticado em procedimentos ambulatoriais (médicos, laboratórios, clínicas) e a quantidade dos procedimentos realizados em ambiente hospitalar dos estabelecimentos que prestam serviço às operadoras de planos de saúde.

A principal novidade da nova versão é a inclusão de cerca de 2.850 procedimentos ao painel, totalizando 2.933 itens disponíveis para pesquisa – sendo 2905 procedimentos individualizados e 28 grupos de procedimentos. O D-TISS possibilita verificar o volume e os preços médios de atendimentos realizados por médicos, laboratórios, clínicas e hospitais conveniados às operadoras de planos de saúde.

Outra mudança importante está na organização dos procedimentos, que agora estão separados em hospitalares e ambulatoriais. A competência disponível para consulta também foi ampliada, e passa a compreender atendimentos realizados entre julho de 2015 e junho de 2016. A pesquisa pode ser feita de acordo com a visão epidemiológica, financeira, por localização geográfica do prestador e comparativa com os indicadores dos países que integram a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), formada por mais de 30 nações.

Juntamente com o novo painel D-TISS, a versão recém-lançada também disponibiliza a base de dados que contém a identificação dos atendimentos realizados na saúde suplementar recebidos através do envio do TISS (padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados de atenção à saúde dos beneficiários de planos de saúde).

D-TISS – Painel Gerencial de Procedimentos

Tutorial

 

CFM recebe sugestões para o documento

Professores e estudantes de medicina podem participar da elaboração do Código de Ética do Estudante de Medicina, trabalho coordenado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelos Conselhos Regionais. Também podem participar representantes da sociedade civil.

A proposta é elaborar um documento didático e claro que reúna um conjunto de princípios organizados em diferentes eixos e que, segundo o CFM, represente um marco para o sistema de ensino médico.

Os interessados em enviar sugestões para o Código de Ética do Estudante de Medicina devem cadastrar-se em ceem.cfm.org.br.

Evento contou com a participação de diretores da SBPC/ML

Dia 13 de dezembro aconteceu, em São Paulo, o 11º Simpósio de Garantia da Qualidade, organizado pela Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da US (DLC FM-USP), com apoio da SBPC/ML.

Na plateia havia 220 pessoas de 22 cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais e do Distrito Federal. Entre os palestrantes e debatedores participaram dois membros da diretoria da SBPC/ML — Nairo Sumita, diretor Científico, e Maria Elizabete Mendes, Conselho Fiscal.

A programação abordou a garantia de qualidade na automação em hematologia; como efetuar o controle de qualidade em citometria de fluxo; TLR em coagulação: peculiaridades do controle de qualidade; o papel da padronização e da harmonização para a obtenção de resultados confiáveis de hemoglobina glicada; novo programa de indicadores laboratoriais: como gerenciar os novos indicadores de fase analítica?; boas práticas na avaliação de ensaios de proficiência; como interpretar ensaios de proficiência em espectrometria de massas na microbiologia; resultados inadequados da avaliação externa da qualidade: como analisar?; conjugando gestão de riscos e controle de qualidade no laboratório clínico.

Além dos diretores da SBPC/ML, os outros palestrantes foram Nelson Medeiros Jr, Maria Mirtes Sales, Christiane Gouvêa, Luiza Bottino, Adriana Nascimento Carvalho e João Nóbrega Jr.

De 20 a 22 de julho. Inscrições até dia 8. Vagas limitadas

O próximo curso para formação de Auditor Interno da Qualidade segundo a Norma PALC 2013 é em Porto Alegre, de 20 a 22 de julho de 2016 (quarta, quinta e sexta), das 8h30 às 18h. A aula de sexta termina às 15h30.

O local é o Hotel Comfort Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 1660). As inscrições devem ser feitas somente pela Internet e terminam em 8 de julho, mas podem ser encerradas antes se forem preenchidas as 40 vagas disponíveis.

O curso destina-se a profissionais de laboratórios de nível técnico ou superior, incluindo de setores administrativos que participam ou participaram da realização de auditorias.

Programação:

(A SBPC/ML reserva-se o direito de alterá-la)

– Histórico e responsabilidades do PALC e da CALC

– Processo para acreditação

– Definições do PALC

– Organização geral e gestão

– Auditoria da qualidade: conceitos, tipos de auditorias, perfil e capacitação de auditores

– Gestão do Sistema da Qualidade

– Gestão e controle da documentação e registros

– Gestão de não-conformidades, reclamações de clientes e melhoria contínua

– Gestão de laboratórios de apoio

– Gestão da fase pré-analítica

– Gestão dos testes laboratoriais remotos

– Gestão da fase analítica

– Gestão de equipamentos

– Garantia da qualidade

– Gestão da fase pós-analítica e dos laudos

– Gestão da informação técnica

– Gestão de pessoal

– Gestão ambiental e da segurança

– Gestão dos riscos e da segurança do paciente

– Gestão do sistema de informações laboratoriais

– Auditoria da qualidade: plano de auditoria, condução e relatórios

– Avaliação

Coordenação: Carla Chaves (Gestora do PALC)

Palestrantes:

Carla Chaves (gestora do PALC) e Elaine Faria (auditora PALC)

Será fornecido certificado de participação

Vagas: 40 pessoas

Inscrição: até 8 de julho de 2016.

Pode ser encerrada antes se forem preenchidas todas as vagas.

Não haverá inscrição no local do curso.

Investimento:

Associados SBPC/ML (Pessoa Física ou Jurídica): R$ 550

Estudantes da área da Saúde (com comprovação): R$ 660

Não associados: R$ 720

Formas de pagamento

Cartão de crédito Mastercard ou Visa em até 2 parcelas

Boleto bancário (à vista)

Obs:

Associado SBPC/ML Pessoa Jurídica

A inscrição de Associado Pessoa Jurídica é uma oportunidade que a SBPC/ML oferece às empresas associadas para inscreverem seus colaboradores.

A inscrição nesta categoria só é válida para os Associados Pessoa Jurídica que estiverem em dia com a contribuição mensal.

Antes de fazer a inscrição, a empresa deve enviar por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) relação em papel timbrado da empresa com nome completo e nº do CPF de todos os colaboradores que serão inscritos. Enviar também telefone, e-mail e nome do responsável pela empresa que preencheu a relação de colaboradores.

Somente após o recebimento desta relação é que o CPF de cada colaborador será liberado para a inscrição na categoria Associado SBPC/ML Pessoa Jurídica.

Atenção com os prazos: a relação com os nomes dos colaboradores deve ser recebida pela SBPC/ML até 5 dias úteis antes da data de vencimento.

O processo de inscrição deve ser repetido para cada colaborador cujo nome e CPF constar na relação.

Estudante da área da Saúde:

Nível técnico ou universitário, inclusive pós-graduação

  1. Antes de se inscrever é preciso enviar para a SBPC/ML, por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a/c Daniela Queiroz), declaração da instituição de ensino que

comprove estar matriculado regularmente em 2015 em curso da área da Saúde.

Junto com a declaração envie nome completo, nº do CPF, e-mail e telefone de contato.

Somente após recebermos a declaração é que o CPF será liberado para fazer a inscrição na categoria Estudante.

  1. Atenção com os prazos: a declaração e os dados de contato do estudante devem ser recebidos pela SBPC/ML antes do vencimento.

Devolução da inscrição:

Caso haja desistência de participar do evento, a SBPC/ML devolverá 50% do valor pago pela inscrição, desde que seja comunicada por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), a/c Daniela Queiroz) até uma semana antes do início do curso.

Não haverá devolução de inscrição se a desistência for comunicada a partir de uma semana antes do início do curso, durante sua realização ou após seu término.

Clique no botão “Inscrição” (abaixo) e preencha a ficha online.

Inscrição

Mais informações:

Daniela Queiroz

Tels. (21) 3077-1400 ou 0800 023 1575

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Termina no próximo dia 9, segunda-feira, o prazo para os docentes que desejam participar da elaboração do Enade 2016 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), como elaborador ou revisor de itens, inscreverem-se no Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (CERES) do Banco Nacional de Itens (BNI).

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a data limite anterior foi prorrogada para 9 de maio porque o sistema de cadastro apresentou problemas e muitos não conseguiram concluir sua inscrição, que deve ser feita em bni.inep.gov.br/inscricao.

O Edital de Chamada Pública no 09/2016 – INEP/MEC estabelece as regras para composição do Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da educação superior – BNI, para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2016. Antes de se inscrever, o docente deve ler atentamente o edital.

Para participar não é preciso estar inscrito no 50º Congresso da SBPC/ML

A programação científica oferece dez cursos pré-congresso à sua escolha. E o que é mais interessante: para participar de qualquer um deles não é preciso inscrever-se no 50º Congresso da SBPC/ML.

Todos os cursos pré-congresso estão programados para o dia 26 de setembro. Nove serão no Centro de Convenções SulAmérica, mesmo local do 50º Congresso, e um no Laboratório Fleury.

As inscrições antecipadas nos cursos, pela Internet, terminam em 29 de agosto, mas para cada um podem ser encerradas antes à medida que as turmas forem completadas. Só haverá inscrição local nos cursos em que ainda houver vagas disponíveis e somente naqueles realizados no centro de convenções. A inscrição local será por ordem de chegada na secretaria do congresso, no dia 26 de setembro.

Alguns cursos duram o dia inteiro, outros acontecem somente na parte da manhã e outros na parte da tarde. Caso escolha mais de um, verifique se os horários não são coincidentes, ou sua inscrição não será aceita. Não é possível fazer reserva de vaga.

Para conhecer os cursos pré-congresso oferecidos, o programa de cada um, os palestrantes, onde serão realizados e fazer a inscrição acesse o site do 50º Congresso da SBPC/ML (cbpcml.org.br) e entre na página “Programação”, que apresenta a programação científica atualizada e os cursos.

6 de junho de 2016

Os congressistas inscritos no 2º Congresso Brasileiro de Informática Laboratorial (2º CBIL) poderão participar de visitas guiadas a data centers na cidade do Rio de Janeiro. Esta será a última atividade do evento e está prevista para a tarde de 29 de setembro. O 2º CBIL vai acontecer nos dias 28 e 29.

“As visitas fazem parte do pacote de novidades do 2º CBIL. Os congressistas terão a oportunidade de conhecer locais de destaque na cidade e entender melhor como eles funcionam”, diz o coordenador do 2º CBIL, Carlos Ballarati.

Como os data centers limitam o número de visitantes simultâneos, os congressistas serão divididos em grupos e guiados por um representante da comissão organizadora aos locais determinados.

O 2º CBIL é um evento simultâneo ao 50º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, mas tem inscrições separadas porque sua programação é independente. Para inscrições e informações entre em cbpcml.org.br.